Blog DotTransporter

23/11

Você sabe o que é Just in time e como pode ajudar a sua empresa?

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: tecnologias, sistemaspersonalizados, custos x lucros, estratégias, resultados, Planejamento, gestão, dottransporter, logística, logística integrada, logistica4.0,

O que é JIT?


O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores como a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. 


O "JIT" é as iniciais de Just-In-Time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim.


Como surgiu?


O Just in Time surgiu no Japão, da década de 70, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar no ramo de fabricação de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos dos fabricantes norte-americanos. 


Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelo restante dos fabricantes japoneses e os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva. 


Desta forma, o Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. 


Para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. 


Se o conceito Just in Time for aplicado em todas as etapas do processo produtivo, não deverão existir estoques nem espaços de armazenagem, eliminando-se os custos de armazenamento e inventário. Serão de esperar, também, ganhos de produtividade, aumento da qualidade e maior capacidade de adaptação a novas condições. 


Quais os objetivos do JIT?


O objetivo do JIT é promover a otimização de todo o sistema de manufatura, desenvolvendo políticas, procedimentos e atitudes requeridos para ser um fabricante responsável e competitivo. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas, tais como: projetar a otimização dos processos, interagir bem com o cliente, obter relações de confiabilidade com fornecedores e clientes e adotar compromisso de melhoria contínua. Estas metas que juntas resultarão no objetivo final. 


O Just in Time tem também como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é alcançada e trabalhada através da redução dos estoques. Estes permitem a continuidade do processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, tornam-se agora visíveis, podendo assim, serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave na produção. 


Como implementar o JIT?


A implementação do sistema JIT requer um enfoque sistêmico, no qual uma série de aspectos da empresa necessitam ser modificados. Não é apenas uma questão da aplicação de uma técnica específica, mas, antes de mais nada, mudanças em vários campos.


Um sistema de produção que adapta a filosofia Just in Time deve ter determinadas características, as quais formam aspectos coerentes com os princípios do Just in Time. 


Entre várias características realçamos as seguintes: 


- O sistema Just in Time não se adapta perfeitamente à produção de muitos produtos diferentes, pois, em geral, isto requer extrema flexibilidade do sistema produtivo, em dimensões que não são possíveis de obter com a filosofia Just in Time, 


- O layout do processo de produção deve ser dividido por componentes produzidos, montando-se, desta forma, pequenas linhas de produção.


- A gestão da linha de produção coloca ênfase na autonomia dos encarregados e no balanceamento da linha. Não aceitando erros, paralisando-se a linha, se for necessário, até que os erros sejam eliminados.


Mas, como essa filosofia pode ajudar a sua empresa?


As vantagens do sistema de gestão Just in Time podem ser mostradas através da análise da sua contribuição nos principais critérios competitivos. 


Custos: dados os custos dos equipamentos, materiais e mão-de-obra, o Just in Time procura que eles sejam reduzidos ao essencialmente necessário. As características do sistema Just in Time, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivo favorecem a redução dos desperdícios.


Qualidade: evita que os defeitos fluam ao longo do processo produtivo. O único nível aceitável de defeitos é zero, motivando a procura das causas dos problemas e das soluções que eliminem essas mesmas causas. Os colaboradores são treinados em todas as tarefas que executem, incluindo a verificação da qualidade. 


Flexibilidade: aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo e a flexibilidade dos trabalhadores contribui para que o sistema produtivo seja mais flexível em relação às variações dos produtos. Através da manutenção de níveis de estoques muito baixos (ou nulos), um modelo de produto pode ser mudado sem que se originem muitos componentes obsoletos. 


Há limitações na implantação do JIT?


O sistema Just in Time requer que a procura seja estável e a curto prazo para que se consiga um balanceamento adequado dos recursos, possibilitando um fluxo de materiais contínuo e suave. Caso a procura seja muito instável, há a necessidade de manutenção de estoques de produtos acabados a um nível tal que permita que a procura efetivamente sentida pelo sistema produtivo tenha certa estabilidade.


Outra limitação seria a quantidade de variações de produtos, um problema resultante da grande variedade de produtos seria a consequente complexidade das gamas de produção.


Como softwares contribuem para o sistema Just in time?


Softwares de monitoramento de qualidade e desempenho, podem auxiliar no controle em tempo real da produção, possibilitando a identificação de erros e irregularidades no processo.


A automação industrial, pode auxiliar a monitorar variáveis importantes de processo de forma a evitar paradas de equipamentos que não podem ocorrer devido ao fato de que no JIT trabalhamos com pouco estoque. O controle de interrupções de máquinas produtivas, perda de produtos e produção efetiva também pode ser feito com a utilização de sensores e softwares de automação. A grande vantagem é que tudo pode ser feito em tempo real, premissa básica do Just in Time.


Trabalhar com softwares integrados, possibilita uma visão geral de toda a empresa, o que é essencial para que o sistema JIT funcione. Quer saber mais como podemos lhe ajudar nesse processo? Entre em contato conosco.



Fontes: *administradores 


Compartilhe

Deixe seu Comentário