Blog DotTransporter

04/12

Gás pode ser alternativa mais sustentável para substituir o diesel dos caminhões

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: tecnologias, transportes, informações, dottransporter,

Você sabia que o óleo diesel é o mais usado no Brasil? Derivado do petróleo, o líquido tem em sua composição hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), enxofre, nitrogênio e oxigênio. O enxofre, é responsável pelo aumento da poluição atmosférica. Quase dois milhões de caminhões movidos a diesel transportam a maior parte das cargas pelo Brasil. Isso quer dizer: muita poluição! Além de poluente, o diesel é importado e, por isso, se torna mais caro.

O gás é uma alternativa que está começando a ser usada. Ele ajuda a despoluir o ar e o preço é mais acessível. De acordo com a matéria publicada pelo G1, em agosto de 2019, o novo mercado prevê a ampliação da oferta e a redução do custo do GNV (gás natural veicular) em todo o país.


Biometano: outra alternativa sustentável 

O biometano é outra alternativa de combustível para caminhões e vem do gás do lixo. Ele é um biocombustível gasoso obtido a partir do biogás, que é originado da digestão anaeróbica de material orgânico (decomposição por ação das bactérias), composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2). Segundo a Agência Nacional do Petróleo, é considerado compatível com o gás natural. 


Ainda de acordo com a publicação do G1, o maior aterro sanitário do Brasil, situado em Seropédica, na Baixada Fluminense, recebeu o maior posto de beneficiamento e distribuição do biometano, que o fornece para dez postos de combustível do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a matéria conta com a informação de que “se fosse possível aproveitar todo o gás do lixo e de resíduos agrícolas no Brasil, daria para atender a 38% da demanda de energia elétrica ou substituir 70% de todo o óleo diesel que hoje é queimado em veículos e nas térmicas”. 


Fonte: G1



Compartilhe

Deixe seu Comentário