Blog DotTransporter

26/06

4 dicas para ajudar na gestão da sua transportadora

Autor: DotSE Categoria: Gestão Tags: sistemas, sucesso, resultados, ferramentas, Planejamento, transportes, informações, gestão, dottransporter, dotse,

A gestão de uma transportadora deve ser planejada e pensada para evitar erros. 

O gestor deve compreender certos conceitos e apresentar uma visão aguçada para analisar tendências e assim fazer a empresa crescer. 

Conheça algumas estratégias e técnicas de gerenciamento que podem ser aplicadas em transportadoras: 


1. Financeiro da empresa

Uma das mais importantes etapas de gestão de uma transportadora é organizar e controlar as finanças da empresa. O gestor deve ter sua própria renda e manter o capital da empresa reservado somente para os assuntos específicos. Assim, controle bem receitas e despesas preferencialmente utilizando um software de gestão. 

Caso não possa, a princípio, aproveitar-se dos softwares, controle seu fluxo de caixa por meio de uma planilha muito bem organizada. Lembre sempre que um bom controle financeiro envolve planejamento, definição de metas, corte de custos e otimização dos lucros. É preciso estar sempre atento a receitas, despesas, faturamento, custos, lucros, fornecedores, clientes, estoque, fluxo de caixa, financiamento, capital de giro, entre outros. 

Então lembre-se: Cuide bem do gerenciamento financeiro da empresa, ele será um dos pilares para o seu crescimento!


2. Gerenciamento de frotas

Para um bom gerenciamento de frota é preciso manter os veículos sobre controle e considerar critérios como: 

*Dados do caminhão e motorista;

*Quilômetros rodados em cada dia;

*Número de entregas por dia;

*Multas;

*Pagamentos de IPVA, licenciamento, seguro geral e seguro obrigatório;

*Controle de abastecimento (litros e valores gastos);

*Controle de óleo (litros e valores gastos);

*Gastos com pneus, manutenção e compra de peças;

*Controle de rodízio dos pneus;

*Peso diário do veículo carregado;

*Lançamento de quantas vezes o veículo saiu durante o dia;

*Planejamento eficiente de rotas.

Esses são alguns pontos que deverão constar na planilha ou software. 

3. Avalie perigos com gerenciamento de riscos

Uma transportadora está sujeita a uma série de riscos, alguns muito peculiares. Roubo de carga, desperdício, dano ou furto interno de mercadorias, produtos com prazos de validade vencidos, acidentes nas rodovias, apreensão de mercadorias ou veículos, multas e atrasos na entrega (causados problemas no trânsito, alterações ou desvios nas rotas, ou problemas com o veículo ou motorista) são apenas alguns dos motivos que podem causar prejuízos inesperados à empresa.


Para gerenciar adequadamente os riscos, é preciso trabalhar os métodos de prevenção e correção. O que fazer para evitar os acidentes e as multas? O que fazer quando eles acontecerem? Como controlar e reduzir o volume de perdas? Como otimizar as rotas, evitando locais perigosos e favorecendo a rapidez nas entregas? Tudo isso deve ser respondido, de modo a reduzir as possibilidades de riscos e garantir solução para os problemas que aparecerem.

4. Invista no gerenciamento de pessoal

Essa é uma etapa muito delicada no processo de gestão de qualquer empresa. Devem-se escolher os melhores funcionários para compor a equipe, a fim de evitar problemas com desempenho e falta de confiança. Saber dialogar com eles, sendo flexível e, ao mesmo tempo, cobrando que façam suas atividades, vai melhorar a produtividade de seu negócio.

Uma forma de controlar o comportamento dos motoristas é aplicando tecnologia avançada de rastreamento e comunicação. Como em boa parte do tempo esses profissionais estarão viajando, é necessário confiar neles e assegurar-se de que estão guiando corretamente, transportando as cargas em segurança e seguindo as rotas planejadas. O gerenciamento de pessoal envolve também o controle da folha de pagamento: é fundamental que se faça sempre o pagamento sem atrasos, pois isso estimula seus colaboradores.

Ainda não sabe como iniciar uma gestão de excelência?

Entre em contato conosco para saber mais sobre o DotTransporter, para  podermos ajudá-lo a gerir sua empresa!




Compartilhe

Deixe seu Comentário