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09/01

Indicadores de desempenho: excelência no transporte

Autor: DotSE Categoria: Gestão Tags: tecnologias, transportes, dottransporter,

Já dizia Peter Drucker, o homem que revolucionou a administração de empresas: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. No meio corporativo, a melhor forma de se medir algo é usar indicadores de desempenho logístico. Eles são métricas quantitativas que refletem a performance de uma empresa em relação às estratégias tomadas por ela. 

Se você, transportador(a), busca melhorar o desempenho da sua frota, ter segurança na tomada de decisões, prestar aos seus clientes serviços com excelência e ser transparente na divulgação dos resultados do seu negócio à todos os envolvidos no processo, utilizar indicadores de desempenho é a melhor escolha!

Vale lembrar que os indicadores de desempenho não são metas, mas o meio que será utilizado para medí-las. Existe uma quantidade enorme de indicadores que podem ser utilizados para a sua análise, mas é preciso ter equilíbrio entre os números avaliados. Ou seja, visualizar indicadores não-financeiros (relação de causa e efeito das decisões tomadas) e indicadores financeiros (medidas de resultados alcançados).

Um dos métodos que classifica indicadores de forma simples é o Balanced Scorecard, mais conhecido como BSC. Criada em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, a metodologia faz o balanço do desempenho da empresa, encontrando o equilíbrio entre objetivos de curto e médio prazo. Quatro grupos integram o BSC (perspectiva financeira; do cliente; de processos internos; de aprendizagem e crescimento) e dentro deles é possível encaixar indicadores de desempenho logístico. Acompanhe! 🙂


Indicadores de perspectiva financeira

Custo Operacional Total;

Percentual da Mão de Obra no Custo Total;

Percentual do Custo com Contratação de Terceiros (caminhoneiros autônomos, por exemplo);

Margem de Contribuição (lucro bruto);

Resultado Operacional Total;

Retorno sobre o Investimento (ROI);

Receita em R$ pelo peso da carga (faturamento por quilo transportado);

Gastos com Combustível em Relação ao Faturamento;

Inadimplência (percentual de duplicatas que você deixa de receber no prazo);

Eficiência na cobrança das duplicatas em atraso;


Indicadores de perspectiva do cliente

Percentual de Entregas com Avarias (peças estragadas);

Não Conformidade (reentregas, devoluções);

Percentual das Entregas que Geram Solicitação de Informações;

Tempo de Espera para a Resolução de Problemas;

Tempo de Espera para Receber Informações sobre Serviços Prestados;

Tempo de Antecipação para Informar Mudanças (atrasos, substituição no pedido);

Pesquisa de Satisfação dos Clientes;

Indicadores de perspectiva de processos internos

Percentual de Entregas Feitas na Data Prometida;

Tempo de Atraso nas Entregas;

Tempo entre Pedido e Recebimento das Mercadorias;

Motivos de Reclamação;

Condições Especiais de Entrega (urgentes, de transporte especial e noturnas);

Controle da Ociosidade dos veículos;

Valor Médio das Entregas Realizadas no Mês;

Idade Média dos Veículos;

R$ em Multas por Km Rodado;

Recursos Humanos:

Quadro de Avaliação de Desempenho (definir uma nota através de uma cor para cada membro da sua equipe);

Turn Over (Rotatividade de Funcionários);

Taxa de Absenteísmo (faltas ao trabalho); 

Horas de Treinamento (treino suficiente para a qualificação da equipe);

Lucro por Empregado;

Indicadores de aprendizagem e crescimento

Clima Organizacional;

Qualidade no Local de Trabalho;

Tempo de Lançamento de Novos Serviços (diferencial);

Tempo para Formação de Novas Parcerias Estratégicas;

Percentual das Metas Superadas;

Visão Geral dos Indicadores de Desempenho.

Agora que você conhece alguns indicadores de desempenho logístico do BSC, é preciso estar ligado(a) nisso: monitore todos os meses, através dos indicadores, os resultados do seu negócio! Se estiver utilizando os indicadores adequados, compreenderá os pontos positivos e negativos presentes em sua frota e potencializará o desempenho da sua transportadora! 

Fonte: Frete com Lucro


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