Já dizia Peter Drucker, o homem que revolucionou a administração de empresas: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. No meio corporativo, a melhor forma de se medir algo é usar indicadores de desempenho logístico. Eles são métricas quantitativas que refletem a performance de uma empresa em relação às estratégias tomadas por ela.
Se você, transportador(a), busca melhorar o desempenho da sua frota, ter segurança na tomada de decisões, prestar aos seus clientes serviços com excelência e ser transparente na divulgação dos resultados do seu negócio à todos os envolvidos no processo, utilizar indicadores de desempenho é a melhor escolha!
Vale lembrar que os indicadores de desempenho não são metas, mas o meio que será utilizado para medí-las. Existe uma quantidade enorme de indicadores que podem ser utilizados para a sua análise, mas é preciso ter equilíbrio entre os números avaliados. Ou seja, visualizar indicadores não-financeiros (relação de causa e efeito das decisões tomadas) e indicadores financeiros (medidas de resultados alcançados).
Um dos métodos que classifica indicadores de forma simples é o Balanced Scorecard, mais conhecido como BSC. Criada em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, a metodologia faz o balanço do desempenho da empresa, encontrando o equilíbrio entre objetivos de curto e médio prazo. Quatro grupos integram o BSC (perspectiva financeira; do cliente; de processos internos; de aprendizagem e crescimento) e dentro deles é possível encaixar indicadores de desempenho logístico. Acompanhe! 🙂
Indicadores de perspectiva financeira
Custo Operacional Total;
Percentual da Mão de Obra no Custo Total;
Percentual do Custo com Contratação de Terceiros (caminhoneiros autônomos, por exemplo);
Margem de Contribuição (lucro bruto);
Resultado Operacional Total;
Retorno sobre o Investimento (ROI);
Receita em R$ pelo peso da carga (faturamento por quilo transportado);
Gastos com Combustível em Relação ao Faturamento;
Inadimplência (percentual de duplicatas que você deixa de receber no prazo);
Eficiência na cobrança das duplicatas em atraso;
Indicadores de perspectiva do cliente
Percentual de Entregas com Avarias (peças estragadas);
Não Conformidade (reentregas, devoluções);
Percentual das Entregas que Geram Solicitação de Informações;
Tempo de Espera para a Resolução de Problemas;
Tempo de Espera para Receber Informações sobre Serviços Prestados;
Tempo de Antecipação para Informar Mudanças (atrasos, substituição no pedido);
Pesquisa de Satisfação dos Clientes;
Indicadores de perspectiva de processos internos
Percentual de Entregas Feitas na Data Prometida;
Tempo de Atraso nas Entregas;
Tempo entre Pedido e Recebimento das Mercadorias;
Motivos de Reclamação;
Condições Especiais de Entrega (urgentes, de transporte especial e noturnas);
Controle da Ociosidade dos veículos;
Valor Médio das Entregas Realizadas no Mês;
Idade Média dos Veículos;
R$ em Multas por Km Rodado;
Recursos Humanos:
Quadro de Avaliação de Desempenho (definir uma nota através de uma cor para cada membro da sua equipe);
Turn Over (Rotatividade de Funcionários);
Taxa de Absenteísmo (faltas ao trabalho);
Horas de Treinamento (treino suficiente para a qualificação da equipe);
Lucro por Empregado;
Indicadores de aprendizagem e crescimento
Clima Organizacional;
Qualidade no Local de Trabalho;
Tempo de Lançamento de Novos Serviços (diferencial);
Tempo para Formação de Novas Parcerias Estratégicas;
Percentual das Metas Superadas;
Visão Geral dos Indicadores de Desempenho.
Agora que você conhece alguns indicadores de desempenho logístico do BSC, é preciso estar ligado(a) nisso: monitore todos os meses, através dos indicadores, os resultados do seu negócio! Se estiver utilizando os indicadores adequados, compreenderá os pontos positivos e negativos presentes em sua frota e potencializará o desempenho da sua transportadora!
Fonte: Frete com Lucro
Publicado em 13/01
Publicado em 17/12
Publicado em 12/11