Blog DotTransporter

02/08

Saiba quais são os principais tipos de veículos e suas capacidades de carga

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: tecnologias, transportes,

Você está pensando em montar uma frota ou aumentar seu número de veículos? Conhecer cada tipo de veículo é fundamental para que sua transportadora tenha veículos adequados para cada tipo de carga ou percurso. Existem vários tipos de caminhões. Alguns são mais indicados a área urbana e outros são mais recomendados para áreas rurais e viagens longas.


Separamos para você os principais tipos, funcionalidades e capacidades de peso:


Veículo utilitário

Esse tipo de veículo é usado para cargas leves e fretes dentro da cidade. Vans e furgões são exemplos deste tipo. O tipo van tem dois eixos e suporta até 1.200 quilos.


3/4 ou  Veículo Urbano de Carga (VUC)

Este caminhão é o de menor porte e mais indicado para circular em áreas urbanas.

Além disso, ele oferece limite de emissão de poluentes que ajudam a preservar o meio ambiente. Suas medidas não podem ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.  Sua capacidade de transporte é de até 3 toneladas.


Caminhão toco

Esse tipo de caminhão tem dois eixos (frontal e traseiro) e capacidade máxima de carga de 6 mil quilos  com peso bruto de 16 toneladas. As carrocerias mais usadas no caminhão toco são grade baixa e baú. Bastante utilizado como baú para mudanças, transporte de carga seca.


Truck

Também conhecido por caminhão 6×2, possui 14 metros de comprimento e dois eixos na carroceria. Um dos eixos recebe força do motor o que proporciona um melhor desempenho do veículo e a capacidade de cargas de 10 a 14 toneladas. Seu peso bruto pode chegar a 23 toneladas. É bastante usado para transportar açúcar e cimento.


Bitruck

Tem a capacidade de peso de 22 mil quilos, com PBT de 29 toneladas, e possui quatro eixos. É muito usado para o transporte de carga seca, mas também serve para outras operações logísticas.


Cavalo mecânico simples

Este veículo tem dois eixos e conecta um semi reboque para transportar vários tipos de cargas. Suporta até 25 mil quilos, com PBT 33 toneladas, e a mercadoria vai depender da carroceria inserida no veículo, que podem ser: refrigerada, grade baixa, baú, porta contêiner etc.


Cavalo Mecânico Trucado

Este veículo se diferencia pelo eixo duplo em seu conjunto e capacidade de carregar mais peso. Conta com um cavalo mecânico e um semirreboque com 2 eixos cada. Sua capacidade é de 33 toneladas e o comprimento de até 18,15 metros.


Carreta LS

Conhecida também como cavalo mecânico, com três eixos ou trucado, tem um eixo dianteiro e dois traseiros. Suporta até 32 mil quilos, com PBT 41,5 toneladas, e é capaz de manter a pressão menor quando as rodas se encontram no chão. É usada com vários tipos de carroceria e transita por todo o país com diversos produtos.


Bitrem ou treminhão

Tradicionalmente, o bitrem possui sete eixos e pode transportar até 57 toneladas. Porém, o modelo com nove eixos (bitrenzão) também se popularizou e possui uma maior capacidade: até 74 toneladas. De maneira geral, o bitrem com nove eixos não pode ultrapassar 30 metros. Os semi reboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado e são interligados por um engate do tipo B (quinta-roda).


Bitrem articulado

Composto por um caminhão trator truckado e dois semirreboques interligados, contendo sete eixos e um peso de 57 toneladas. Tem comprimento de, no máximo, 19,8 metros e não precisa de Autorização Especial de Trânsito (AET) para transportar.


Rodotrem

É formado por um caminhão trator truckado e dois semirreboques unidos por um veículo de apoio, chamado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET). Tem capacidade para 74 toneladas, compartilhadas em 9 eixos.



Quer mais informações sobre a área de transportes? Leia mais posts do nosso blog.


Quer saber mais sobre os tipos de veículos? Clique e leia mais:

Guia do Transportador

Guia do TRC

Tipos de Caminhões e Capacidades

Tipos de Caminhões mais usados

Juntos no Caminho - Tipos de caminhões

Conheça os principais tipos de caminhão


Compartilhe

Deixe seu Comentário