Blog DotTransporter

09/08

Direção defensiva: entenda a sua importância para a segurança no trânsito

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: mobilidade, resultados, segurança, transportes, informações, dottransporter, transporte, leis,

Com a correria do dia-a-dia e a falta de mobilidade em muitas cidades brasileiras, dirigir tem sido uma missão arriscada. Por isso é importante, além de cuidar do seu caminho, ficar atento a tudo que acontece ao seu redor . Para conscientizar os motoristas sobre a segurança de todos os usuários das vias é que surgem as campanhas de direção defensiva, que é o ato de dirigir pensando no bem estar de todos os membros da comunidade. 


Diariamente vemos nos noticiários acidentes com mortes no trânsito brasileiro. Para se ter uma ideia do problema, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) acidentes de trânsito causam 5 mortes no Brasil a cada hora


Por isso, hoje as autoridades ligadas ao setor preocupam-se em criar regulamentações que estimulem a direção defensiva diariamente. Ao mesmo tempo, têm procurado endurecer as penas para quem comete infrações administrativas e crimes na condução de veículos.

Mas afinal o que é e qual é a importância da direção defensiva? Abaixo listamos alguns pontos sobre a temática:


O que é a direção defensiva?

De maneira bem simples e objetiva, a direção defensiva nada mais é do que o agir de maneira calculada e responsável na direção de um veículo. Aqui, não estão incluídas apenas medidas voltadas para o cumprimento das normas de trânsito. É algo bem mais profundo e importante. Trata-se, na verdade, de todas as ações que você enquanto motorista pode — e deve — adotar para tornar a viagem mais segura.

Nesse sentido, a direção defensiva tem por trás a antecipação de riscos, o não abuso da confiança e da máquina e, mais do que isso, uma postura de preocupação com a segurança de todos aqueles que utilizam as vias públicas, seja em vias urbanas ou em rodovias.


Quais os princípios básicos da direção defensiva?

A direção defensiva, para que seja eficiente e resguarde a segurança de todos aqueles que trafegam pelas vias públicas, necessita ser realizada com base em alguns princípios. Os princípios são:


Conhecimento

Da legislação de trânsito e daquela que regula o transporte de cargas perigosas. Sobre o veículo que conduz, bem como de seus equipamentos e ferramentas utilizadas para manter a regularidade e segurança do transporte. Conhecer as vias, localidades e as condições adversas que pode encontrar durante uma viagem, a exemplo de chuva forte, neblina e baixa luminosidade, entre outras. 


Atenção

A direção defensiva depende muito do nível de atenção do motorista. Assim, é preciso que ele esteja focado e consciente de tudo aquilo que está fazendo, podendo agir com precisão e agilidade caso algum imprevisto ocorra.


Habilidade

A habilidade é um elemento essencial para a direção defensiva, já que em certas situações pode ser necessário utilizar toda técnica para, por exemplo, realizar manobras repentinas, ou sair de situações de perigo, como falha no sistema de freio.


Previsão

Como o próprio nome indica, a previsão tem a ver com a capacidade de o motorista prever situações que fujam da normalidade e também do seu controle, como por exemplo, um freada repentina. 


Decisão

Tão importante quanto ter conhecimento, habilidade e prever situações de risco, é saber como reagir a cada uma delas. Em situações reais, o condutor pode precisar realizar manobras perigosas para evitar acidentes. Por isso, é preciso estar preparado para avaliar bem cada situação, agindo com calma para que a melhor decisão seja tomada.


Prevenir acidentes e contar com a conscientização da população?

A maioria dos acidentes, seja de carro, seja de moto ou caminhão, ocorre por um motivo muito “simples”: a falha humana. Por isso, cada vez mais as autoridades se preocupam com essa realidade, já que a maior parte dos acidentes poderiam ser evitados se a devida cautela fosse empregada. Dessa forma, a melhor maneira de reduzir os índices desses acontecimentos trágicos é a partir da conscientização de todos aqueles que estão no trânsito.


Como reforçar a direção defensiva a partir de ações simples?

Diferentemente do que muitos motoristas acreditam, a direção defensiva não é nada complexo e não envolve grandes mudanças na forma como se conduz um veículo.

Na realidade, trata-se de medidas preventivas simples, mas que fazem uma grande diferença no quesito segurança no trânsito. A exemplo, listamos algumas práticas que podem contribuir para melhorar sua direção defensiva. Confira:



(#Nafoto: Manutenção do veículo; Uso do cinto de segurança; Postura do motorista ao volante faz parte da direção defensiva; Tenha muita atenção com criança a bordo; A visibilidade deve ser total; Atenção ao volante; Respeite o limite de velocidade; Concentre-se quando estiver ao volante; Não use álcool e drogas; Obedeça à sinalização e contribua com a direção defensiva.)


E você, já pratica a direção defensiva? Segue as regras para que tudo corra bem nos seus percursos diários? A verdade é que, se todos se conscientizarem da importância desses itens de segurança na direção de carros e motos, o trânsito se tornaria um ambiente muito mais seguro, sobretudo para aqueles que diariamente se arriscam nas estradas Brasil afora.


Cuide de todos no trânsito!


Fonte: Scania 



Compartilhe

Deixe seu Comentário