Blog DotTransporter

11/07

7 erros ao usar a lona do caminhão

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: sucesso, estratégias, resultados, ferramentas, frota, segurança, economia, Planejamento, transportes, informações, manutenção, dottransporter, transporte,

Ser caminhoneiro envolve vários fatores, entre eles estar atento sobre as funcionalidades da sua ferramenta de trabalho: o caminhão. Um dos acessórios que requer atenção é a lona. São alguns hábitos inofensivos, que podem trazer grandes prejuízos. 

A lona é responsável pela segurança da carga, por isso é preciso ficar atento a alguns erros de sua utilização, que podem ser evitados e gerar redução de custos. 

Confira abaixo a lista com os sete maiores erros que podem reduzir a vida útil da lona do caminhão e que devem ser evitados: 


1. Comprar uma lona inadequada às suas necessidades

A lona de caminhão pode ser fabricada em diferentes tamanhos e materiais. Por isso, a escolha do produto errado pode fazer com que ele se desgaste rapidamente, gerando um grande prejuízo para o seu bolso.

A lona ideal deve cobrir a carroceria e a carga por inteiro, ser de fácil manutenção e fabricada em um material de boa qualidade. É essencial que você invista em um item com um bom custo-benefício, pois o preço não pode ser o único critério na hora da compra.

Em geral, quem apenas pensa em economizar acaba gastando muito mais. Por isso, pesquise, conheça suas necessidades e compre uma lona de caminhão adequada ao seu caminhão e às cargas.


2. Não limpar a lona com os produtos certos

A limpeza da lona é mais um momento crítico que pode prejudicar a sua durabilidade. O uso de produtos químicos e solventes é prejudicial ao material e pode ressecar e deteriorar a camada plástica em pouco tempo.

Outro erro muito comum é a utilização de escovas e esponjas de aço na limpeza. Diante da pressa em terminar a higienização, muitos caminhoneiros recorrem a esses facilitadores e acabam diminuindo a vida útil da lona de caminhão.

O ideal é usar apenas água e sabão neutro e, caso seja necessário esfregar, contar com um material macio. Em seguida, basta retirar todo o excesso do produto e deixar secando ao sol.


3. Não se preocupar com a forma de guardar a lona

Você tem o hábito de guardar a lona suja ou molhada? Saiba que esse é um dos erros que mais afetam a qualidade e durabilidade deste produto.

Tanto a lona de PVC quanto a de algodão sofrem com a umidade e com as sujeiras. Em geral, essas condições contribuem para a proliferação do mofo e de outros fungos, danificando o material e comprometendo a proteção da carga, especialmente de alimentos.

Escolha um local limpo para armazenar sua lona e jamais guarde-a suja ou molhada. Fazendo isso, você estará retardando o seu desgaste.


4. Usar ferramentas para esticar e prender a lona

Após fazer o carregamento do caminhão, o motorista deve esticar a lona e prendê-la corretamente. Entretanto, muitos utilizam ferramentas que acabam forçando o material e gerando danos, como perfurações e rompimentos.

A indicação é que a lona seja esticada somente quando necessário e que não se utilize cordas para prendê-la ao veículo. Nesse caso, é preferível usar cintas elásticas nas argolas, que reduzem a pressão e se adaptam às suas necessidades.


5. Não fazer revezamento da posição de uso

Muitos caminhoneiros não sabem, mas as lonas não podem ser usadas sempre na mesma posição. O giro é fundamental, pois garante que a ação do sol e da chuva não danifique uma única região.

Para equilibrar o desgaste, é interessante inverter as posições. Ou seja, passe a parte inferior para cima e a da frente para trás frequentemente. Com isso, sua lona será útil por muito mais tempo.


6. Arrastar a lona de maneira imprudente

Se você transporta cargas ásperas ou com superfícies irregulares, é preciso ter muito cuidado na hora de arrastar e posicionar a lona. Isso porque o descuido pode fazer com que ela seja perfurada ou se rasgue.


7. Transitar com a lona de caminhão solta

O último erro é, na verdade, uma falta de atenção do motorista. É provável que você já tenha visto algum veículo circulando nas estradas com partes da lona solta, mas será que a sua está realmente presa?

Quando instalada incorretamente, é comum que ela se desprenda com a força do vento. Isso acontece principalmente na parte traseira do veículo, o que faz com que o caminhoneiro transite por longos trechos sem perceber o problema. Além de danificar o material, essa situação prejudica a proteção da carga e gera acidentes, perdas e multas.

Você já cometeu algum dos erros apresentados? A durabilidade da lona de caminhão está diretamente relacionada aos cuidados que você tem, por isso é importante ficar atento a esses hábitos e evitar cometê-los. Afinal, cuidar bem das peças, itens e ferramentas do seu veículo é essencial para quem deseja aumentar se destacar e aumentar a rentabilidade.



Fonte: Scania



Compartilhe

Deixe seu Comentário