Blog DotTransporter

02/10

Você saber como fazer a gestão estratégica do estoque?

Autor: DotSE Categoria: Logística Tags: transportes, tecnologias, negociodesucesso, custos x lucros, negócios, informações, gestão, Planejamento, estratégias, resultados, mercado, ferramentas, solução, logistica4.0, Logistica,

Fazer a gestão estratégica de estoque é uma forma de prevenir problemas futuros, ou seja, estocar é uma medida preventiva que visa o atendimento imediato das demandas do consumidor. Mas, atualmente, com os princípios da produção enxuta o conceito de estoque vem sendo reformulado. Para todo aquele negócio que deseja crescer e ganhar mais potencial competitivo o objetivo deve ser diminuir o número de produtos no estoque. 

O objetivo da gestão estratégica de estoque é buscar ter a maior variedade de produtos com um número reduzido, pois excessos só geram perdas e prejuízos financeiros. Dessa maneira  as chances de desperdícios ou de erros são diminuídos, o que gera menos capital de giro imobilizado. Realizar um controle inteligente visa manter o estoque sempre abastecido 


O que fazer para conseguir ter um controle eficaz?

Entre as opções para realizar um controle estratégico estão o inventário e a Curva ABC. Essas metodologias ajudarão a definir os itens mais importantes, que nunca podem faltar. Após, as mercadorias são classificadas em três tipo: A, B e C. 

  • Os produtos da categoria A são os que mais oferecem lucro à empresa e, geralmente, compõe 20% do total de volume em estoque. 
  • Já os de tipo B oferecem saída mediana. 
  • Os da categoria C são os que menos geram lucros, mas podem compor 50% ou mais do estoque.


Mantenha o estoque seguro

Saber onde cada item deve ser armazenado é outro ponto importante na gestão estratégica. Mantê-los estocados em segurança é uma atitude que previne diversos prejuízos se acaso acontecer incêndios ou inundações. Abaixo listamos algumas dicas de como manter os produtos do seu estoque em segurança: 





Saiba qual pode ser seu estoque mínimo e quando é hora de fazer um pedido

Uma boa gestão de estoque permitirá que você saiba o ponto exato de realizar novos pedidos de produtos. Nesta etapa é possível aplicar a técnica Just In Time que estipula que a realização de novos pedidos de materiais somente sejam feitas quando realmente for necessário. Para saber o ponto de pedido é necessário calcular o estoque mínimo que pode ser alcançado sem prejudicar o consumidor.


Análise das vendas

Interpretar e analisar o fluxo de vendas é essencial para ajudar nas decisões dos gestores e encontrar as melhores soluções. Com análise do fluxo de vendas será possível saber se o produto passa por picos ou baixa demanda no decorrer do ano e isso facilitará na hora de novas aquisições.


Como podemos te ajudar? 

Para facilitar na gestão do estoque existem sistemas de gestão. Com a automatização fica mais fácil o controle e a taxa de erros diminui significativamente. Além disso, a integração entre os setores é facilitada gerando mais rapidez e efetivação nos processos. É neste ponto que o DotTransporter pode te auxiliar! No nosso módulo de estoque é possível fazer todo o controle dos produtos que entram ou saem do seu estoque. Para saber mais, entre em contato conosco.  :)


Compartilhe

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado na categoria Logística