Blog DotTransporter

11/12

Você sabe como reduzir custos na sua transportadora?

Autor: DotSE Categoria: Gestão Tags: negócios, sistemas, investimentos, estratégias, Planejamento, transportes, informações, gestão, tecnologia,

Reduzir custos: esse é um dos principais objetivos dentro de qualquer empresa. Porém, essa redução deve ser planejada e pensada sempre buscando a máxima qualidade na prestação de serviços. Em transportadoras é importante ficar atento a alguns pontos específicos, para lhe auxiliar separamos algumas informações e dicas importantes. Acompanhe!


Rotinas simplificadas

Pensar de forma estratégica as operações auxilia na diminuição de custos, pois permite que um processo seja feito mais rápido e de forma mais assertiva, ou seja, facilitar processos é ganhar tempo, e todos sabemos que tempo é dinheiro. Por isso ter total controle da rotina facilita a diminuição de custos. 


Flexibilidade

Muitos ramos seguem uma sazonalidade, por isso é importante estar atento quais são as melhores épocas para seus clientes, para assim se programar e conseguir ter um equilíbrio nos gastos. 


Tecnologias 

Apropriar novas tecnologias, seja na própria empresa ou de prestadores de serviços e fornecedores contratados, de gestão à operação, pode não apenas melhorar a qualidade do produto, como propiciar menores custos.


---Dicas para redução de custos---


Conheça e tenha o controle de todos os seus custos.

Racionalize as suas rotinas: Quanto menos tempo com uma atividade, melhor. Utilizar um software para gestão é uma boa opção para facilitar os processos. 

Tenha um bom relacionamento com seus clientes e concorrentes, isso lhe diminuirá custos de, por exemplo, Marketing, para construir uma boa imagem perante ao seu público. 

Utilize formas de entrega alternativas: Dependendo das circunstâncias de entrega, como produtos de menor volume, torna-se mais lucrativo realizar o frete por meio de um modal alternativo. Existem diversas opções: carros menores (como Fiorino).

Adote a tecnologia ao seu favor: A tecnologia existe para facilitar nosso dia a dia. Nas empresas, isso não é diferente, muito menos no setor de transportes. Investir em soluções tecnológicas pode trazer diversos benefícios, como agilidade nas entregas, redução de desperdícios, melhorias nos produtos e, é claro, redução de custos.

Monitore as contratações de frete: Depois do planejamento e da execução, uma etapa muito relevante é o controle. Só assim é possível identificar o que está dando certo, as falhas, os lucros, os prejuízos, entre outros aspectos fundamentais para o sucesso do negócio.

Acompanhe indicadores de desempenho: Os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas de gestão que ajudam a identificar os resultados dos processos. Eles ajudam a reduzir os custos por meio da identificação de falhas e oportunidades de melhoria. 

Fonte: Blog Logística


Compartilhe

Deixe seu Comentário