Blog DotTransporter

07/05

Vantagens e desvantagens de uma Frota Terceirizada

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags:

Na semana passada falamos sobre frota própria, hoje veremos quais são as vantagens e desvantagens de uma frota terceirizada. Ter uma frota terceirizada garante o bom funcionamento das operações de entrega e gera economia considerável para o caixa da empresa.

Vantagens 

Custos Previsíveis: A economia está presente em alguns casos na terceirização das frotas, já que alguns custos são estabelecidos em contrato. Por exemplo, quando um veículo sofre algum tipo de acidente a responsabilidade é da empresa que é dona do veículo, assim a empresa contratante não terá custos adicionais. Sem contar que o gestor não precisa se preocupar com outras questões, como depreciação dos veículos, aquisições e manutenções, que são de responsabilidade da empresa contratada.

Não tem capital parado: Investir uma grande quantidade de capital na criação de uma frota própria pode não ser a melhor atitude, principalmente se sua empresa é de pequeno porte. Além disso, com a terceirização, você não tem nenhum tipo de preocupação com a revenda dos carros e a pesquisa de preços. Muito pelo contrário, tem apenas o benefício de contar com a frota nova e sem grandes custos de renovação.

Entregas: Dispor de profissionais de logística para a entrega dos seus produtos garantirá benefícios não só para sua empresa, mas também aos clientes, que entenderão isso como uma preocupação a mais com a qualidade do serviço prestado, mostrando eficiência e responsabilidade.

Desvantagens 

Sem divulgação: Com a terceirização de frota de veículos, você não garante nenhuma exposição da sua marca nas ruas. A única coisa que as pessoas verão será um veículo de transporte com cor lisa ou com o logotipo da transportadora responsável.

Entregas: Ao terceirizar a entrega dos seus produtos, provavelmente você vai se deparar com restrições de limites permitidos de mercadoria, o que pode ser um transtorno, caso comercialize itens grandes.

Poder de decisão: Terceirizar a frota faz com que o poder de decisão do gestor seja consideravelmente menor, tornando a gestão descentralizada e o processo de mudanças burocrático.

Sendo assim, concluímos que, se o objetivo da empresa é manter uma estrutura mais enxuta, reduzindo custos e tendo menores problemas de administração, a terceirização de frotas é a melhor opção, transferindo para a empresa contratada todas as responsabilidades. 

Porém, vale ressaltar que a terceirização de frotas deve ser feita com uma empresa reconhecida e responsável, uma vez que atrasos em entregas ou produtos danificados no transporte podem gerar grandes prejuízos, inclusive a perda de clientes. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados por parte da empresa contratante, estabelecendo clausulas contratuais que permitem acompanhar todo o controle e os processos logísticos.  

E aí? Conseguiu verificar as vantagens e desvantagens da duas? E sua empresa? Utiliza frota terceirizada? Compartilhe conosco sua experiência sobre o assunto. 



Compartilhe

Deixe seu Comentário