Blog DotTransporter

02/05

Vantagens e desvantagens de uma Frota Própria

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags:

Hoje vamos trazer as vantagens e desvantagens de se ter uma frota própria. Será que é benéfico? Ou será que é melhor trabalhar com um motorista autônomo?  Terceirizar alguns serviços pode ser sim mais viável e mais econômico. Mas até que ponto essa terceirização traz benefícios para sua empresa? Ter a própria frota de veículos pode fazer uma empresa se sentir no topo, com maior controle das operações. Mesmo exigindo alto investimento, a longo prazo o retorno pode ser bastante significativo. Quando a frota é sua, é muito mais fácil manter um padrão de qualidade, pois é a sua empresa que está levando a mercadoria ao destino. Outro ponto importante para destacar, são as demandas mais urgentes. Você não fica preso a indisponibilidade de veículos, por exemplo. 


Vantagens: 

Publicidade Gratuita: É mais vantajoso usar sua própria frota para divulgar sua empresa.  Uma imagem bonita da sua marca circulando por aí, é uma das vantagens de ter seus próprios veículos. Mas lembre-se: preze pela conservação e boa aparência deles. 

Flexibilidade: Possuir uma frota própria permite a flexibilidade necessária para se adaptar à sua agenda e atender as demandas como e quando for necessário.

Capacidade de armazenamento: Com a sua própria frota, você tem acesso a toda a capacidade da área de armazenamento dos seus veículos. Essa é uma das principais razões pela qual muitas empresas decidem fazer a troca de uma frota terceirizada para privada.

Proximidade com o cliente: Investir na sua própria frota permite que você e seus transportadores construam uma relação mais pessoal com seus clientes ? ligar um rosto ao nome da empresa para eles é uma certificação de que seus produtos possuem um bom tratamento, assim como eficiência no transporte


Desvantagens: 

Custo Alto:  Todos os custos do veículo ficam à cargo da transportadora, desde a compra até manutenções periódicas, como troca do óleo, de pneus e seguros. Também gera despesas para obter e manter o espaço físico de abrigo para os caminhões (garagem). 

Gerenciamento de Frota: Você fica mais vulnerável a sofrer penalizações com frota própria se não cumprir os diversos regulamentos, desde leis de trânsito até a manutenção e os cuidados básicos com os veículos. 

Crescimento de demanda: Um dos desafios mais difíceis na manutenção de sua frota própria é lidar com demandas sazonais e aumento dos volumes de pedidos.


Antes de começar a buscar meios para garantir uma frota própria, é importante ver se a empresa possui um caixa, estrutura e demanda suficientes para identificar se é o momento propício para ter uma frota à disposição. A frota própria possibilita total controle das suas operações, mas exige grande investimento.  Analise e avalie o que será melhor para sua empresa, tendo sempre em vista as consequências de cada decisão.


E sua empresa? Utiliza frota própria ou terceirizada? Compartilhe conosco seu conhecimento sobre o assunto.



Compartilhe

Deixe seu Comentário