Blog DotTransporter

26/01

Um sistema de gerenciamento é um custo ou um investimento?

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: negócios, sistemas, investimentos, informações,

Se você é o gestor de uma empresa, e está em processo de análise para a realização de um projeto de sistema personalizado para o seu negócio, esse post foi feito para você. Nele, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre custos e investimentos, e como um sistema irá agregar ao seu negócio. No final, você poderá tirar as suas próprias conclusões.

Nos últimos anos, as empresas em sua grande maioria vêm passando por algum tipo de reestruturação. Essa reestruturação é um importante processo para implementação e adaptação das suas estruturas, para que consigam inserir um sistema de gerenciamento e informatização dos dados, como uma forma inovar e se destacar da concorrência, assim, sobrevivendo ao mercado competitivo e atingindo a excelência em seus serviços prestados ou produtos oferecidos

Desta forma, a tecnologia da informação vem ocupando um lugar de destaque, uma vez que ela é o principal ponto de partida para inovações nos processos internos, e na utilização das informações para tomadas de decisões inteligentes e certeiras. Informações mais rápidas, processos integrados, possibilidade de cruzamento de dados, cálculos, relatórios, redução de erros em processos, gestão de estoques mais eficientes, entre outras possibilidades.

Normalmente em momentos de crises financeiras, muitos gestores diminuem ou cortam investimentos que seriam essenciais para o seu negócio, confundido-os com custos, os quais são podem ser reduzidos. Um desses investimentos normalmente também é ligado da tecnologia, como por exemplo, um sistema de gerenciamento, que na verdade irá agilizar os processos e reduzir os custos no médio prazo.

Para a área financeira o conceito de "custo" é entendido como um conjunto de fatores que podem ser separados entre comércio, indústria e serviços. Para o comércio, o custo é entendido como: "valor gasto na aquisição das mercadorias". Para a indústria, o custo é compreendido como: "valor gasto na fabricação, compreendendo matérias-primas, insumos, mão-de-obra interna e/ou externa, etc.", e para serviços, pode-se considerar como: "o valor gasto relativo à execução do serviço, compreendendo os materiais, componentes, peças, bem como a mão-de-obra interna e/ou externa.

Ainda para profissionais e pesquisadores da área financeira, o conceito de investimento "representa os valores gastos com a aquisição de bens como máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, informática, etc. Pagos de uma única vez, ou em parcelas. O pagamento de empréstimo obtido para capital de giro pode também ser entendido como investimento. Uma empresa em situação normal utiliza o lucro gerado para a realização de investimentos".

Levando em consideração tais conceitos, podemos fazer uma breve associação: ou seja, se um custo é um "valor gasto na fabricação", e investimento é um "valor gasto com aquisição de bens", logo, um sistema para o seu negócio é um investimento, pois é um bem adquirido para o seu negócio. Porém, mais do que se basear nestes conceitos, é necessário ter um olhar a frente, pensando nos benefícios que este investimento trará, como por exemplo, diminuição do tempo para execução das tarefas, gerenciamento prático de estoques, controle financeiro de gastos, relatórios, etc.

Em termos financeiros, um investimento é uma forma de aplicar o dinheiro, de forma tal que, no futuro ele gere algum tipo de rendimento, seja capital, intelectual ou cultural. Sendo assim, quando alguém investe em alguma coisa, a tendência é que o seu investimento gere ganhos.


            Alguns dos ganhos que um investimento em um sistema para a sua empresa pode trazer:


            Redução e de tempo e custos:

            A redução de tempo acontece a partir do momento em que os processos serão informatizados e automatizados pelo sistema. Ele calculará onde e como o tempo pode ser otimizado. Tempo é dinheiro, e consequentemente, os custos irão diminuir uma vez que o tempo para execução das tarefas também.


            Aperfeiçoamento das tarefas e qualidade:

            Além de aperfeiçoar, claro, quando houver necessidade. A automatização terá uma consequência direta: Homogeneidade de processos e produtos, garantindo a qualidade em todas as execuções.


            Destaque perante a concorrência:

            Destacar-se da concorrência, é essencial para a percepção dos consumidores, mas não é nada fácil. O reflexo de um sistema que se encaixa perfeitamente com o trabalho da equipe, é sentido pelos consumidores, tanto na qualidade de atendimento quanto no serviço. Sendo assim, essa percepção agrega um valor de destaque perante os concorrentes.

Por fim, a combinação entre menores custos, mais produtividade e melhores resultados para o seu negócio, faz do sistema de gerenciamento uma ótima opção para investimento. Não importa o tamanho da sua empresa, o projeto é adaptado e construído de acordo com as suas demandas e com o tipo de trabalho.

Aqui na Dotse os projetos de desenvolvimento de sistemas personalizados são construídos inteiramente a partir das necessidades que os clientes demonstram, além de também levar em consideração pontos que podem ser potencializados e/ou melhorados. Buscamos sempre entender a fundo como a cultura de trabalho do negócio pode ser facilitada com o auxilio de um sistema para gerenciamento, bem como, o trabalho do gestor através das informações coletadas pelo sistema.



Compartilhe

Deixe seu Comentário