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Trade-off: o poder da escolha

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: custos x lucros, investimentos, sucesso, estratégias, resultados, Planejamento, informações, gestão, dottransporter, logística, transporte, tecnologia,

As empresas fazem parte de um mercado sem fronteiras, hoje com a globalização e o avanço tecnológico, as organizações estão inseridas dentro de um ambiente de incertezas, onde as mesmas precisam desenvolver um conjunto de práticas e intervenções para se tornarem competitivas e alcançarem suas metas organizacionais.


A necessidade da organização em se manter ou aumentar sua competitividade dentro do sistema no qual está inserida, faz com que os gestores adotem princípios básicos e fundamentais, tais como: organização, planejamento, execução, controle, liderança e direção. Alinhada a esses princípios, a logística torna-se um diferencial, principalmente, quando as empresas decidem utilizar o trade-off.


Mas, o que é trade-off?


Trade-off é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.

Trade off é uma decisão entre custos e benefícios. O ato de escolher uma coisa em detrimento de outra.


Trade-off na logística


O trade-off está diretamente relacionado com os objetivos da logística. Para Ballou (2001), "trade-off ou compensação de custos é o reconhecimento de que os padrões de custos das várias atividades da empresa freqüentemente revelam características que as colocam em conflito mútuo". 


Decisões de melhorar e padronizar os processos (estocagem, armazenamento, processamento de pedido, transporte, produção, etc), analisar os desperdícios, focar nos clientes, adquirir tecnologia e equipamentos, ou capacitar os colaboradores, para alguns gestores, são custos. Porém para aqueles profissionais que possuem visão holística e sistêmica do negócio, que buscam melhoria contínua e querem que suas organizações perpetuem no mercado, essas decisões são benefícios que ajudam as organizações a alcançarem a visão, as metas estratégicas e os objetivos traçados, ou seja, maximizar o lucro. Portanto, trade-off pode ser entendido como a relação entre os custos para melhoria de algo que trará benefícios futuros para a empresa.


De acordo com Ballou (1993), melhorar o nível de serviço geralmente significa menores custos de estoque para o cliente, desde que a quantidade do produto e o preço de compra permaneçam inalterados com a melhoria do serviço. Existem considerações adicionais, tais como:


* A empresa tem um layout apropriado para armazenamento de matéria-prima, produtos semi-acabados e produtos acabados? O processo produtivo é automatizado?

* A tecnologia e os equipamentos empregados são adequados para os processos?

* Qual é o custo de processamento de pedido, movimentação e armazenamento?

* O centro de distribuição está próximo aos clientes?

* Quais os mecanismos de controle devem ser empregados?

* Quais são os produtos e ou serviços que geram maior lucro?

* Quanto tempo gira o estoque?

* Os colaboradores estão qualificados para executar as atividades?

* Contratar operadores logísticos ou prestadores de serviços logísticos?

* Quais as estratégias de marketing utilizadas para captar novos clientes?

* Qual nível de serviço deve ser providenciado para cada item de produto ou serviço?


Estas questões devem ser analisadas e respondidas nos níveis estratégico, tático e operacional, para facilitar o diagnóstico e fornecer informações para o processo decisório de trade-off na empresa.


Na logística fica mais fácil identificar o trade-off por meio de automação dos processos, sistemas integrados, construção de centro de distribuição, roteirização, movimentação e separação de equipamentos e materiais, contratação de prestadores de serviços e operadores logísticos entre outros. 


Em outras áreas, como vendas, marketing, produção, contabilidade e/ou gestão de pessoas, o trade-off pode ser empregado e utilizado em análise de inventários, criação de subprodutos, avaliação do método de custeio (por absorção, variável e ABC), capacitação de colaboradores, reestruturação de layout, extensões de linha e de marca como estratégia de marketing, ou seja, a compensação de custos é tudo que a empresa faz para alavancar os lucros, reduzir os custos, e principalmente, satisfazer os clientes por meio de produtos e serviços de qualidade.


“Informação não é poder, o verdadeiro poder reside na habilidade de coletar, processar e dispor a informação de tal modo a transformá-la em conhecimento que pode ser utilizado para atingir metas.”Campos (1996, p.27)


Desta forma, as empresas que querem utilizar o trade-off para alcançar as metas e objetivos traçados, é fundamental que os gestores saibam utilizar os recursos disponíveis, as informações e os métodos. O sucesso da compensação de custos requer mudanças de procedimentos e processos, visão holística dos administradores, integração e interação de todos os envolvidos.


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Fontes: *Andremedina *Administradores


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