Blog DotTransporter

19/11

Supply Chain Management: O que é e como funciona

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: resultados, Planejamento, logística, solução, logística integrada, logistica4.0, tecnologia, Logistica,

O que é Supply Chain Management?


O conceito de Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.

 

O conceito tem por base duas ideias principais:

1- Os produtos finais vendidos ao consumidor são frutos de um esforço coletivo envolvendo várias organizações, que são os membros da chamada cadeia de suprimentos.

2- As cadeias de suprimentos sempre existiram, mas as empresas se preocupavam somente com a estrutura interna. Elas não prestavam atenção na complexidade envolvida na criação de um produto final, que passa pela matéria prima, diferentes processadores e transportadores.

 

Pensar o Supply Chain como um processo integrado levou as organizações a um nível completamente novo. Quando começaram a compartilhar informações, elas perceberam o poder do trabalho em parceria. Essa atuação conjunta possibilitou eliminar as ineficiências de uma cadeia como um todo, não só em cada empresa dentro das suas quatro paredes.

 

Quais são as principais funções do Supply Chain Management?

 

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.


Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por exemplo a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.


Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade. Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.

 

O conceito de Supply Chain Management tem despertado notável interesse entre os membros dos mundos acadêmico e empresarial, representando importante evolução do que tradicionalmente vinha se conhecendo como Logística.

 

Vantagens


A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em consequência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos. No primeiro plano estariam a redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda, etc.


Como aplicar o Supply Chain Management?


FORMALIZAÇÃO: É a criação de regras, planos, objetivos e procedimentos que devem ser documentados. São essas informações que fornecem a noção sobre a extensão em que a logística da empresa é e será tratada a partir da aplicação do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

MONITORAMENTO DE DESEMPENHO: Hoje, é possível encontrar sofisticados sistemas de mensuração de desempenho para cadeias de suprimentos, capazes de monitorar e fornecer informações precisas sobre todas as atividades da empresa, das simples até as mais complexas. Essa mensuração deve ser feita tanto nos ambientes internos como externos. Para realizar o desempenho externo, muitas empresas utilizam o benchmarking. 

TECNOLOGIA: Todos os passos citados acima são possíveis através da adoção de tecnologia, principalmente a da informação (TI). É necessário que haja um investimento em hardwares operacionais (código de barras e robôs) e os computacionais, ou seja, máquinas (computadores) capazes de processar essas operações. Outro fator indispensável é a qualidade com que a informação chega aos gerentes e as transferências de dados entre organizações, adotando o uso de softwares e aplicativos que atendam todas as demandas de forma prática e segura.


Aplicação dos conceitos de Supply Chain Management


O SCM inclui processos de negócios que vão muito além das atividades relacionadas à logística integrada, considerando tanto os trade-offs internos quantos os interorganizacionais. Exemplos destes processos são as compras e o desenvolvimento de novos fornecedores e produtos, este podendo envolver marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças, operações e logística.


O objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos é a obtenção do melhor atendimento ao cliente, com o menor custo total possível.


Com a abordagem de logística integrada, ao invés de encararmos as atividades logísticas como um fim  e tentarmos reduzir seus custos individualmente, enxergamos elas de maneira integrada, objetivando o custo total mínimo para o nível de serviço almejado.


O sucesso no gerenciamento de cadeias de suprimento, por muitos, considerado a última fronteira na redução de custos, é um diferencial competitivo que não pode ser descartado no processo de globalização em que vivemos. 


Para atingir estes objetivos, é fundamental que se melhore o desempenho interno de cada um dos processos das empresas componentes da cadeia. Mas, só esta eficiência interna não basta, é necessário administrar as interações entre os processos de negócio de cada um dos elementos da cadeia de valor de maneira a se obter um ótimo total e não somente a eficiência localizada.


Para isso, é fundamental que se utilizem intensamente as facilidades, proporcionadas pelas tecnologias da informação, visando tomar decisões com a menor margem de riscos, operar com os maiores níveis de eficiência, e se comunicar com clientes e fornecedores da melhor maneira possível.


A integração do DotTransporter e DotBSC visa atingir principalmente processos como este, possibilitando a mensuração de desempenho e facilitando o acesso às informações para que as decisões tomadas sejam embasadas em dados seguros.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.



Fontes: *colanaweb *administradores *inbrasc *soccorro


Compartilhe

Deixe seu Comentário