Blog DotTransporter

25/03

Sistemas sob medida: Tudo o que você precisa saber

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: Planejamento, estratégias, resultados, mercado, concorrência, ferramentas, sistemas,

    Certamente, algum leitor deste post já deve ter precisado dos serviços de um alfaiate/costureira. Para realizar pequenos ajustes ou concertos, necessários para deixar as peças ainda mais adequadas e confortáveis aos seus respectivos donos. Este oficio, realizado de forma artesanal, busca a confecção e/ou adequação de peças sob medida, ou seja, exclusivamente criadas ou readequadas ao tamanho e preferências de cada pessoa, sem utilizar uma padronização tanto de forma quanto numeração existente.

    A relação de um alfaiate com um sistema personalizado é justamente essa: A construção de um produto/sistema exclusivamente para atender determinadas necessidades e/ou preferências. É exatamente como um alfaiate pensa em uma peça, um desenvolvedor de um sistema sob medida trabalha em sua construção: entendendo as nuances do negócio, quais as suas características, necessidades e preferências.

    Assim como um terno feito sob medida, um sistema construído sob medida levará em consideração todo o perfil de um negócio. Através de uma minuciosa análise, a construção do sistema pautará as forças, fraquezas, oportunidades, clientes, preferências, modo de trabalho, equipe e inúmeras características, que podem variar de negócio para negócio. Desta forma, este sistema estará pronto para atender de forma eficiente e prestativa as reais necessidades.

    A utilização destas soluções sob medida, é pautada pela cultura de trabalho já instalada no negócio. A sua implantação, virá como uma ferramenta agregadora e auxiliadora no aumento da produtividade da equipe. Amigável, intuitivo e responsivo, os projetos são desenvolvidos a partir de modernas técnicas de programação, garantindo que a tecnologia trabalhe a favor da melhor forma possível para o negócio.

    Assim com um terno feito sob medida destaca a pessoa que o esta usando, um sistema construído sob medida também destaca o negócio perante os seus clientes. Isto porque a experiência do consumidor é um dos pilares chave, isto é, busca-se entender que tipo de produto o seu consumidor busca: Produto rápido, barato, diferenciado, estiloso, atendimento amigável, experiência com a marca, etc.

    Uma outra característica importante que diferencia um construído sob medida de sistemas "prontos", é a sua durabilidade. Em questões de usabilidade, estes projetos tem uma longa vida de utilização, visto que, com o passar do tempo pequenas alterações são suficientes para manter o sistema sempre atualizado e eficiente.



Por que investir?

    Basicamente, a necessidade de investir em um sistema construído sob medida, nasce da própria necessidade do negócio crescer. A organização, informatização e fomento dos processos e cultura de trabalho é uma alternativa para tornar os processos menos demorados, mais baratos e ainda poupar trabalho da equipe.

    Três grandes motivos sustentam a decisão de investir em um sistema sob medida:

    Diminuição de gastos: O sistema entende e calcula a matéria prima necessária, e a partir disso busca alternativas para a diminuição ou maximizar a sua utilização.



Quando investir?

    Quando o gestor do negócio, acreditar que para aumentar o nível de competitividade seja necessário aliar a tecnologia ao seu trabalho. Utilizar o sistema de informação como uma ferramenta agregadora, é essencial para estimular o crescimento e uma percepção positiva dos seus clientes.


Principais Vantagens

    - Diminuição dos custos e prazos (de curto e longo prazo)

    - Maior agilidade

    - Clientes mais satisfeitos

    - Análises e métricas que auxiliam na tomada de decisões para os gestores

    - Padronização de serviços/produtos

    - Integração entre as áreas da empresa


    Imagine a seguinte situação: a sua empresa tem a necessidade de otimizar e tornar mais simples alguns processos, que na verdade são muito complexos. Diariamente o seu negócio, lança cerca de três mil documentos. Como facilitar este processo que toma tanto tempo da sua equipe? Este foi o desafio da DotSE no desenvolvimento do projeto do seu cliente Difrisul.

    A Difrisul, é uma empresa com sedes em Chapecó e Joinville, a Difrisul distribui carnes para todo o sul do Brasil, com uma demanda grande de NFes e CTes em sua base, a Difrisul precisava de uma tecnologia que ajudasse a otimizar os processos internos. Em contato com a DotSE, foram analisadas estas particularidades e criado um sistema de importação automática de NFes para a criação de CTes, de forma organizada e ágil, automatizando a emissão de mais de três mil CTes diários. Este processo continua em evolução e atualmente são agrupadas todas as notas para geração dos conhecimentos, processo que está auxiliando e garantindo os processos da Difrisul.

    A conclusão que se pode chegar ao final deste post, é que, assim como um alfaiate constrói (ou customiza) uma peça de acordo com a pessoa que irá usá-la, a construção de um sistema sob medida é feita a partir das necessidades e oportunidades do negócio que fará uso dele. Desta maneira, a performance do negócio em sí estará diretamente ligada ao software. O desempenho da empresa é diretamente ligado aos investimentos x benefícios (tanto em curtos como longos prazos), e por isso, acreditamos que o investimento em um sistema construído sob medida, pode ser uma saída ágil e descomplicada, para deixar a tecnologia trabalhando a seu favor.


Ficou curioso? Conheça um pouco mais dos nossos projetos.



Compartilhe

Deixe seu Comentário