Blog DotTransporter

14/08

Saiba como utilizar as faixas refletivas e auxiliar na segurança no trânsito

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: estratégias, resultados, frota, segurança, economia, Planejamento, transportes, informações, ferramentas de seguranças, gestão, transporte, leis,

A falta de visibilidade é uma das principais causas de acidentes em rodovias e quem dirige à noite sabe os riscos que isso representa. Um item de segurança importante e que pode evitar muitos danos aos motoristas são as faixas refletivas para caminhões. Porém, alguns motoristas não dominam as regras de utilização deste item. Por isso, confira abaixo, tudo que você precisa saber sobre esse as faixas refletivas que aumentam a segurança nas estradas. 


Funcionalidades das faixas refletivas

Com toda a certeza você já dirigiu a noite em dias chuvosos ou com neblina, e já percebeu o quanto é difícil ter visibilidade dos outros veículos nessas condições. É para diminuir esse problema que as faixas refletivas são usadas. Elas são equipamentos adesivos que devem ser fixados no caminhão. O equipamento tem como objetivo ampliar a visibilidade de outros veículos que transitam nas vias e dessa maneira gerar mais segurança e diminuir acidentes. 


Leis que regulamentam o uso

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem três resoluções que regulamentam a durabilidade das faixas, adesão  e proibição de propagandas.

Resolução 643/2016;

Resolução 644/2016;

Resolução 645/2016..

Um dos pontos que merece destaque é a obrigatoriedade de que os caminhões com peso bruto total superior a 4.536 kg só possam ser comercializados quando tiverem esses dispositivos. O mesmo acontece no ato da renovação da licença anual.

Outro aspecto relevante é que as faixas devem ser adquiridas de fabricantes que têm registro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, o condutor que não cumprir com essas determinações comete infração grave, poderá ser multado e ter o seu veículo retido até a regularização. 


Confira mais algumas alterações importantes e que você precisa ficar atento na hora de comprar as suas faixas refletivas: 

Durabilidade das faixas refletivas: Apesar de perderem a sua qualidade no decorrer do tempo, elas devem manter as suas cores por até sete anos.

Proibição de propagandas: A lei afirma que são proibidos publicidades e logotipos. As marcas apenas podem inserir sua logomarca e a frase “Aprovado Denatran”.

Faixas de para-choque: Obedecem às mesmas especificações técnicas e devem passar pelos mesmos testes. 


Tipos de faixas para caminhões

Fique atento para adquirir uma faixa adequada. Atualmente circulam, dois modelos diferentes: 

faixa vermelha e branca — são as mais comuns e estão presentes em veículos fabricados ou importados após o ano de 2004;

faixa amarela e preta — utilizadas em automóveis fabricados antes de 2004 e, também, por veículos com um peso bruto total superior a 3.500 kg.


Aplicação das faixas

A aplicação desses itens não é complexa e o próprio caminhoneiro pode fazer o procedimento em poucos minutos. Porém, é importante seguir as orientações e fixá-las nos locais adequados.

Nas laterais do caminhão, é preciso assegurar que as faixas delineiam as suas extremidades para facilitar a visualização do comprimento e altura do veículo. As faixas precisam cobrir, no mínimo, 1/3 da extensão das bordas do caminhão. Como fazer isso? Simples! Basta fixar uma faixa a cada dois espaços vazios, seguindo sempre o mesmo sentido de colocação.

Já na parte traseira do veículo, é necessário cobrir 80% de toda a extremidade e do para-choque. Mas, atenção! No centro, você precisará inverter o sentido das faixas, simulando um espelho. Além disso, nas carrocerias tipo tanque e porta-contêineres, as faixas precisam ser coladas seguindo o alinhamento central.

Preste muito atenção na hora de aplicar as faixas, pois a utilização incorreta das faixas também configura uma infração de trânsito, sendo punível com multa e retenção do veículo.


Fique atento ao seu caminhão

Agora você já conhece um pouco mais sobre as faixas refletivas, fique atento ao seu caminhão e avalie se está de acordo com as regras para evitar problemas maiores, pois é um pequeno detalhe que pode salvar vidas!

 E lembre-se a segurança no trânsito depende de cada um de nós! 

Quer saber como você pode auxiliar,ainda mais na segurança do trânsito? Leia nossa matéria sobre direção defensiva. 


Fonte: Scania


Compartilhe

Deixe seu Comentário