Blog DotTransporter

09/04

Produza mais de forma mais eficiente e eficaz

Autor: DotSE Categoria: Workflow Tags: workflow, negócio de sucesso,

A visão das empresas com relação à produtividade ainda está muito pautada no primeiro critério (eficiência) e pouco no segundo (eficácia). Muitas pessoas acham que um dia produtivo é aquele em que você fica o tempo todo na frente do computador fazendo a sua função, sem interrupções. Mas isso é ser eficiente. Não necessariamente você está sendo eficaz, ou fazendo a melhor coisa para você e para a sua organização.

No crescimento de uma empresa não é diferente. Precisamos identificar os pequenos erros para que   a empresa se desenvolva da melhor forma. Confira as dicas que separamos para você: 

1. Localizar as Falhas

Sabemos que nem tudo é perfeito, e que para melhorar, os erros devem ser extinguidos. Auditorias e consultorias são ótimas opções por exemplo, um olhar de fora pode ser um grande aliado para um erro parar de ser cometido. 

2. Toda ação gera uma reação 

Investir em equipamentos e em funcionários é um caminho para que se tenha aumento na produtividade e como consequência o desenvolvimento da empresa. Sempre que você investir em algo, aquilo lhe trará um retorno. Investir nos colaboradores é investir no patrimônio da empresa. Cursos, eventos, palestras e congressos podem ser boas alternativas para que o colaborador retorne mais motivado e com novas ideias que potencializam o trabalho da equipe.

3. Ambiente de trabalho 

Crie um ambiente agradável e suave para seus colaboradores. Para se fazer um trabalho eficiente é preciso ter condições de trabalho e um meio propício para isso. Um ambiente organizado, além de ajudar no sentimento de bem-estar de todos na equipe, reduz qualquer desperdício de tempo em tarefas não importantes, como procurar um objeto específico por muito tempo, sendo que deveria estar de fácil acesso.

 4. Repense estratégias 

Repensar a forma de trabalho é importante para que o crescimento seja constante. Os melhoramentos podem ser, por exemplo,  passar or trabalhar a partir de casa em determinados dias, quando o trabalho o justificar, envolver os trabalhadores na definição de estratégias da empresa ou organizar o trabalho segundo a gestão de objetivos pessoais.

5. Treine a equipe 

Não tem como aumentar a produtividade da empresa sem uma equipe treinada. Mais do que entregar ferramentas, é preciso treinar a equipe. Muitas vezes, as empresas economizam na capacitação, mas acabam tendo mais custos com erros.

6. Crie Metas

Os objetivos e metas são importantes para que o foco seja mantido. Não tire os números da sua cabeça. Mais uma vez, estude caso a caso e estipule alvos possíveis. As metas sempre estão relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa. Organizar um calendário de processos auxilia, inclusive, a potencializar o caminho rumo à conquista das metas estipuladas. Além disso, os processos definidos reduzem as margens de erro e impedem que ocorram atrasos.

7. Use a tecnologia 

A tecnologia hoje é indispensável. Sabendo disso, adotar softwares organizacionais como controle de tarefas e gerenciamento de projetos é uma excelente estratégia que auxilia no sucesso da empresa. Sistemas gratuitos como Wunderlist e Trello, por exemplo, auxiliam no controle das tarefas e na organização dos projetos.

8. Automatizar processos

A automação dos processos tem sido uma recomendação constante para todas as empresas que desejam manter-se competitivas e aumentar a produtividade.

A tecnologia permite efetuar atividades operacionais e administrativas com muito mais agilidade e eficiência. Evitam-se erros comuns, obtém-se mais precisão nos resultados, reduzem-se custos com retrabalhos e mão de obra (e com outras coisas também, como papéis, grandes arquivos para guardar documentos e assim por diante).

As atividades automatizadas ficam mais compactas e integradas também, já que, muitas vezes, apenas um equipamento realiza diversas operações.

Depois de ler estas dicas é hora de colocar em prática o que aprendeu. Alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre como podemos ajudar no aumento da produtividade da sua empresa.

Se você gostou das nossas dicas ou ainda têm algum processo diferente na sua empresa para melhorar a produtividade, conta para nós, e não deixe de compartilhar estas dicas em suas redes sociais.


Compartilhe

Deixe seu Comentário