Blog DotTransporter

09/03

Previsão de Demanda

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: negociosdesucessos, dottransporter,

Previsão de demanda é um processo onde as empresas conseguem estimar a demanda futura. Para isso, utiliza-se outras análises como o histórico de vendas e de comportamento do mercado.

Veja algumas vantagens de fazer uma previsão de demanda. 


Aumenta a eficiência na gestão de estoques

Poder estimar qual é a quantidade necessária de produtos para os próximos períodos permite que as aquisições sejam feitas de forma mais acertada. Ou seja, a empresa saberá qual a quantidade exata do que comprar, sem sobrar ou faltar. 



Melhora a tomada de decisão

O processo de tomada de decisão, consequentemente, também se torna mais eficaz, em decorrência da otimização dos outros processos. Entre os principais exemplos estão decisão de implementação e localização de centros de distribuição (CDs);

Alocação de recursos; periodicidade ideal de aquisição de produtos; realização de promoções (para eliminar estoques parados).


Redução de Custos 

Podemos afirmar que a previsão de demanda também ajuda a reduzir os custos logísticos da empresa. Isso ocorre devido à diminuição do índice de perdas (obsolescência e avarias, por exemplo), melhor aproveitamento dos recursos, melhoria na negociação com os fornecedores, aumento do índice de atendimento de pedidos e ganho em eficiência dos processos, entre outros fatores.


Sua empresa já realiza previsão de demanda? Se sim, compartilhe conosco sua experiência com este processo.


Compartilhe

Deixe seu Comentário