Blog DotTransporter

14/01

Por que sua transportadora precisa de um planejamento estratégico?

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: sistemaspersonalizados, negócios, sistemas, estratégias, resultados, mercado, Softwares estratégia, Planejamento, informações, gestão, dottransporter, tecnologia,

Por que sua transportadora precisa de um planejamento estratégico?


Mesmo com o avanço tecnológico da informação, o transporte continua sendo uma das principais funções logísticas, representando cerca de 60% dos custos logísticos. 

No Brasil, o transporte rodoviário de carga é responsável por 58% da movimentação das mercadorias, de acordo com o PNLT (2011). É um elemento fundamental da economia, uma vez que representa 5,6% do PIB brasileiro. 


Contudo, devido à falta de regulamentação do setor e ao excesso de oferta de prestadores de serviço, o transporte de carga encontra-se em uma situação não muito favorável. Os clientes exigem cada vez mais dos transportadores, que não conseguem colocar preços que remunerem seus custos. Essa questão dos preços fica evidente na comparação com os Estados Unidos , uma vez que o preço no Brasil é 64% menor em relação à média norte-americana.  


Nesse contexto, a importância da gestão estratégica e do planejamento estratégico nas empresas de transporte de carga é fundamental, tendo em vista que essas empresas precisam estar muito preparadas para um ambiente tão competitivo. 


“O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa”. - Oliveira


O ritmo acelerado das mudanças no ambiente tem exigido ajustes nas estratégias adotadas pelas empresas a fim de permanecerem no mercado. A estratégia da empresa são os planos da alta administração para atingir resultados consistentes. Em um setor extremamente competitivo como o de transporte rodoviário de cargas, a estratégia das empresas é crucial para que as empresas permaneçam no mercado.



Etapas do Processo de Administração Estratégica


Existem várias formas de serem apresentadas as etapas de um processo deadministração estratégica. Nesta matéria, montamos um fluxo de etapas completo, para que você possa usar como guia no seu processo de planejamento, de forma simples e eficaz.

1- Análise da Empresa

Na primeira etapa, os gestores devem esclarecer qual a missão da empresa, ou seja, o seu propósito, devem tratar a questão dos valores da empresa e também as suas aspirações futuras, por meio da elaboração ou ajustes da visão empresarial. 


2- Análise do Ambiente Interno

Nessa fase, é analisado o histórico da empresa, quais os recursos que a empresa dispõe e os resultados que a essa obteve até o momento. Ainda nessa fase, são avaliados os norteadores estratégicos e é realizada uma análise interna da organização, bem como são avaliados os fatores-chave de sucesso para verificar quais os fatores necessários para operar no setor em que a empresa atua.


3- Análise do Ambiente Externo

Nessa etapa, serão realizadas as análises do ambiente externo no qual a organização está inserida. Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.


4- Estabelecimento de Objetivos

Aqui, são estabelecidos os objetivos organizacionais para os quais a organização direciona seus esforços. São definidos os objetivos estratégicos e estabelecidos os indicadores e metas.


5- Desenvolvimento da Estratégia

A etapa seguinte é a etapa de formulação da estratégia, etapa na qual, são determinados os cursos de ação para alcançar os objetivos definidos na etapa anterior. São gerados os planos de ação, é analisado o financiamento da estratégia e a forma de manter o monitoramento e controle da estratégia planejada.


6- Implantação da Estratégia

A próxima etapa é de implantação da estratégia, etapa em que, a estratégia é colocada em prática.


7- Controle Estratégico

É a etapa principal do processo de administração estratégica. Nessa etapa, são realizados os controles e a avaliação do processo estratégico com o objetivo de atingir as metas organizacionais. É importante monitorar se a execução está ocorrendo de maneira satisfatória e se as estratégias estão trazendo os resultados desejados.


Deslocamentos

Juntamente com o controle, são tratados os deslocamentos estratégicos, com a agenda de mudanças estratégicas, para transmitir a necessidade e motivar a mudança transformacional. Caso os resultados não estejam saindo conforme o planejado, é necessário efetuar mudanças na estratégia, por isso, é essencial estar sempre atento aos resultados diários.


Sabemos que o processo de mudança nas empresas nem sempre é fácil, principalmente se tratando de planejamento estratégico, mas tudo fica mais simples quando se tem as ferramentas certas.


Justamente para facilitar o processo de acompanhamento estratégico, o DotTransporter dispõe de integração com o DotBSC, ferramenta de acompanhamento de indicadores. Nele é possível acompanhar os resultados diariamente, comparando com resultados anteriores, permitindo uma visão geral da empresa e dos pontos que precisam de atenção especial.


Alguma dúvida sobre planejamento estratégico? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuitamente.




Fonte: Planejamento estratégico no setor de transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial,  Max Roberto da Silva.



Galeria de Imagens


Compartilhe

Deixe seu Comentário