Blog DotTransporter

24/07

O agro cada vez mais tech: 6 tendências para o Agronegócio

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: propriedades rurais, transporte, tecnologia,

Ao longo dos anos, as propriedades e o campo passaram por diversas transformações. Técnicas foram aprimoradas para melhorar a produção, equipamentos foram criados e novas tecnologias integradas. O que se vê pelo país é o agro cada vez mais tech. 

O motivo? A sucessão familiar nas propriedades rurais. Hoje, a geração que inicia sua atividade no campo está muito mais familiarizada com o mundo digital do que os pais, utilizando esses novos recursos para a melhoria da gestão da propriedade.

Percebendo esse novo nicho, o mercado da tecnologia tem se expandido, para atingir o público alvo. Aplicativos e sistemas são desenvolvidos especialmente para determinadas áreas. Por meio de um smartphone já é possível fazer o monitoramento remoto de máquinas agrícolas, por exemplo. As inovações, antes centradas na biotecnologia, mudaram. Hoje se aplicam a softwares, aplicativos, drones e inteligência artificial. 

Aqui vão seis tendências envolvendo tecnologia das muitas que ainda virão:

Design para o campo

A startup americana, Maza Quest, é especializada em projetos de design para lavouras de médio e grande porte. Os projetos desenvolvidos pela empresa são baseados em desenhos aéreos que ajudam a organizar o fluxo de trabalho das plantações. Dentre os serviços oferecidos estão a implementação de sistemas de GPS, ferramentas de mapeamento de colheitas e integração a maquinários agrícolas.

Produtividade das plantações

Voltado para produtores de nozes e frutas cítricas, o AGERpoint analisa a saúde das colheitas a partir de fotografias de árvores ? o software analisa parâmetros como espessura de troncos e o volume de folhas na copa. As informações são usadas para fazer previsões sobre produtividade e a saúde das plantações.

Sem desperdício

A CropX tem como objetivo tornar a agricultura mais sustentável. Seu sistema analisa o volume mínimo de água para irrigar diferentes tipos de solos e lavouras. Para isso, os agricultores precisam baixar o aplicativo e instalar três sensores wireless no chão.

Rastreamento de carne

A startup Safe Trace criou um aplicativo de rastreamento de carne. O acompanhamento do produto é feito desde a identificação do boi na fazenda, quando ele recebe um brinco eletrônico. Depois disso, quando o animal atinge os sete meses, um chip é colocado nele. Desse modo, o histórico genético, sanitário e de manejo dos animais é armazenado e atualizado por um software.

Após o abatimento, a carne do boi recebe um selo da empresa e um código de barras. A vantagem de utilizar o software é que a produção fica mais eficiente e o cliente sente-se mais seguro.

Tablet amigável

Outra startup que desenvolveu um aplicativo para o agronegócio é a Strider. O produto oferecido pela empresa é, basicamente, um tablet com um programa que pode ser usado em modo offline. Com ele, o produtor pode manejar pragas, controlar aplicações e monitorar indicadores de fertilidade e umidade.

Drones contra pragas

O rastreamento de áreas agrícolas é o foco da XMobots, uma startup especializada no desenvolvimento, fabricação e operações de drones. O foco da XMobots é na agricultura de precisão. O agricultor consegue saber mais sobre a topografia de suas terras, as linhas de plantio e também detectar pragas e fazer a contagem do gado, ainda é possível fazer o controle do desmatamento em áreas de preservação.

A inovação tecnológica está ligada diretamente com a Dotse, pois acreditamos na tecnologia como uma aliada. Buscamos sempre a excelência de nossos produtos, visando a customização das soluções entregues. Essa é a nossa responsabilidade.

Com nosso sistema DotTransporter contamos com a flexibilidade para desenvolvimento de novas funcionalidades, alterações e adaptação do sistema aos processos da sua empresa. Quer saber mais como podemos ajudar no seu agronegócio? Entre em contato conosco.

Queremos estar próximos dos nossos clientes para juntos irmos mais longe!


*Informações: Exame e Canal Rural


Compartilhe

Deixe seu Comentário