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16/03

Estar alinhado com seus clientes é essencial

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: estratégias, resultados, mercado, concorrência, ferramentas, sistemas, Planejamento,

    Imagine a seguinte situação: Você quer que o seu negócio cresça. Está percebendo que alguns dos seus clientes estão procurando o seu concorrente. Você não sabe como pode aperfeiçoar o seu negócio, e torna-lo mais atrativo para que além dos seus clientes, novos venham consumir o seu produto/serviço. O que fazer?

    Hoje em dia, com o advento de novas formas de consumo, novos tipos de negócios, a concorrência está cada vez mais acirrada. As mudanças culturais, sociais, tecnologias, econômicas tornam a tarefa de como tornar o seu negócio inovador, ainda mais difícil.

    Entender os consumidores e as suas escolhas, é essencial para que a sua empresa consiga se projetar de forma eficaz, e conseguir se destacar perante a concorrência. Compreender como os consumidores se relacionam com as marcas, produtos, serviços, é o principal viés para conseguir se planejar e colocar em prática estratégias para que o seu negócio seja eficiente e lucrativo.

    Segundo o Sebrae (2015), existem alguns fatores de influência que atuam no comportamento do consumidor, que podem ser classificados e ajudam a entender como o contexto em que ele vive interfere nas suas escolhas.


Culturais

    Este item subdivide-se em outros três. A Cultura propriamente dita, está interligado com os valores, percepções, preferencias, experiências e comportamentos na vida social em grupo, que consequentemente, acaba interferindo nas práticas de consumo.

    A subcultura refere-se a um grupo menor e mais próximo, bem como, as experiências do consumidor em relação ao convívio com este grupo. As suas particularidades, diferem do grupo maior, porém, sem grandes rompimentos.

    A classe social, é um padrão que está ligado a valores, interesses e comportamentos hierarquicamente ordenados.


Sociais

    Esta classificação é referente as interações sociais que o consumidor tem, através dos núcleos de convivência. Podem ser entendidos como: Família, amigos, posições sociais, trabalho, etc. Compreende-se que, estas interações influenciam na formação de opinião que o consumidor terá sob qualquer produto/serviço.


Pessoais

    Esta categoria é ligada as particularidades como sujeito. Gostos, preferencias, experiências. Está conectada a características inerentes a própria pessoa, que pode ser reflexo da idade, local onde vive, ocupação, personalidade, estilo de vida, anseios e desejos. Acredita-se que elas acabam interferindo no processo de decisão dos consumidores.


Psicológicos

    Ainda segundo artigo do Sebrae, existem alguns fatores psicológicos que podem influenciar, como por exemplo: motivação, percepção, aprendizagem e crenças.

    A reflexão que o entendimento sobre o comportamento dos seus consumidores possibilita, está relacionada em como você poderá projetar o seu negócio para que ele esteja alinhado de acordo com os anseios e desejos que os seus consumidores querem, ao adquirir o produto/serviço, seu ou da concorrência.

    Um case de sucesso sobre o entendimento dos consumidores, é o da Netflix. De forma sensacional, ela realizou uma análise do comportamento dos consumidores dos seus produtos, e destaca-se dentre eles, as séries. Identificou-se que, um grande número de usuários da plataforma realizava "maratonas" para assistir alguns tipos de series em um curto espaço de tempo, e outras, levavam mais tempo para assistir. Desta forma, analisaram 100 séries vistas em 190 países, e concluíram que alguns fatores determinam a velocidade com que a série será "consumida".




    Este entendimento, torna a produção das séries voltadas com muito mais excelência e objetividade, de acordo com o comportamento do consumidor. Desta maneira, a plataforma se adequou ao comportamento dos seus consumidores, e tornou-se muito mais relevante.

    Neste sentido, os projetos de sistemas personalizados desenvolvidos pela DotSE, trabalham com uma intensa análise de como o negócio pode tornar-se mais relevante para os seus clientes. Esta análise, acontece juntamente com o(s) gestor(es), para que a assertividade seja a maior possível. Esta análise, leva em consideração o comportamento do consumidor, pois é através deste entendimento, que o sistema poderá ser projetado para que a experiência do consumidor com o negócio, seja a melhor possível.

    Prazos menores, atendimento atencioso, experiência com o produto: Seja qual for a necessidade do seu cliente com o seu negócio, um sistema personalizado é essencial para que seja efetivamente atendido.

    Para que realmente as necessidades dos clientes sejam atendidas, esse tipo de sistema é construído inteiramente a partir da própria empresa, e em que forma ele pode impulsionar o produto/serviço entregue aos consumidores. Desta forma, a sua funcionalidade dele não pode ser comparada a um sistema pronto, visto que, não é necessário utilizar outros métodos e adaptações tanto para a gestão, quanto para própria análise dos resultados. Além de economizar tempo e mão de obra necessária, busca-se também a economia de recursos necessários, sejam monetários ou de matéria-prima.


Conheça essa e outras soluções desenvolvidas pela Dotse!


Referências:

SEBRAE, 2015. Entenda o comportamento dos consumidores. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-comportamento-dos-consumidores,4c73ce6326c0a410VgnVCM1000003b74010aRCRD.

Meio e Mensagem, 2016. Netflix identifica mudança no consumo de séries. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2016/06/09/netflix-identifica-mudanca-no-consumo-de-series.html





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