Blog DotTransporter

18/09

Controle financeiro: entenda a importância para uma transportadora

Autor: DotSE Categoria: Gestão Tags: negociodesucesso, custos x lucros, sistemas, estratégias, resultados, mercado, Softwares estratégia, economia, Planejamento, informações, gestão, dottransporter, dotse, financeiro,

Ter o controle financeiro de uma transportadora é ponto crucial para o seu desenvolvimento saudável. Porém, tem alguns gestores, principalmente de porte pequeno, que não dão a devida atenção para isso e acabam prejudicando o desenvolvimento da organização. 

Entre os principais erros cometidos estão: a falta de saber diferenciar quais são as despesas pessoais e as do negócio, falta de uma ferramenta de controle financeiro e automação e a gestão baseada apenas em suposições. 

Realizar a gestão financeira de uma empresa de forma correta e orientada é muito mais do que apenas organizar a administração, é sim uma forma poderosa de fazer a empresa crescer de forma sustentável. 

Ter foco na gestão financeira é o primeiro ponto para ter excelência na gestão empresarial. Porém, alguns  gestores não podem contratar pessoas para lhe auxiliar e ajudar na gestão financeira da empresa. Por este motivo, este artigo vai lhe apresentar formas eficazes de realizar a gestão financeira da sua empresa e como é importante ter um planejamento estratégico.


Integração com outros setores

O envolvimento com outros setores torna o controle de finanças ainda mais importante, pois quando o dinheiro fica somente com uma pessoa ou com profissionais não especializados, a perda de controle pode acontecer, pois o acúmulo de tarefas pode ocasionar falta de visão geral do negócio. A busca pelo conhecimento é algo presente na vida de um empresário e para conseguir um controle maior das finanças isso também é necessário. Por isso é importante estar sempre atento às finanças e ter conhecimento para administrá-las. 


Motivos para fazer um planejamento financeiro

Qualquer atividade que desempenhamos no decorrer da vida é necessário planejamento. E nas finanças de uma empresa isso não é diferente. Com o planejamento estratégico é possível antecipar riscos, visualizar o pagamento de tributos e fornecedores e avaliar com precisão aspectos como preços, margem de lucros e diversos outros. Para não ter sustos é necessário planejar!


Maneiras de fazer um planejamento eficiente

Cada negócio tem seus diferenciais e atributos que precisam ser vistos com atenção, mas existem conceitos básicos que garantem um bom andamento das atividades de uma forma geral para qualquer ramo de atividade. Por isso abaixo listamos o que você pode fazer para para ter uma gestão financeira de qualidade. 


Controle de contas a pagar e a receber

Em qualquer organização é de suma importância saber medir para assim poder gerenciar. Por isso, o controle de contas a pagar e a receber é um dos pontos mais importante de uma gestão financeira de excelência, pois é a partir disso que você terá noção de que tudo que entra e sai da sua empresa. 


Registro das operações

Para ter uma visualização dos resultados é necessário ter controle total, por isso, é muito importante realizar a documentação de todas as operações de uma transportadora. Isso parece básico, mas empresas erram neste ponto e isso dificulta o andamento de todas as outras operações da gestão financeira. Por isso, registre todas as operações que envolvem o orçamento da empresa, até mesmo os mais pequenos. Neste ponto é interessante contar com um sistema para gerir todas as informações e auxiliar na visualização dos resultados.


Controle de fluxo de caixa

O caixa de uma transportadora é uma constante variável pela questão de custos diferentes para cada operação. Este é mais um motivo que é preciso ter uma planejamento financeiro. Visualizar o andamento do fluxo de caixa faz com visualize a saúde financeira da empresa e ter esse controle diário facilita na hora das análises da transportadora. 


Tenha em mente que tudo pode mudar

O cenário de uma transportadora pode mudar a qualquer momento em decorrência da atividade econômica do país. Por isso, é necessário projetar e visualizar diversos cenários, tanto positivos como negativos, para estar preparado para contornar quaisquer dificuldades. 


Para se ter uma gestão eficiente, é muito importante ter ferramentas que lhe auxiliem nesta caminhada. Um sistema que permita uma visualização completa da empresa é um aliado para realizar comparações e projeções de cenários e assim ter mais tempo para pensar no seu negócio de uma forma estratégica. 




Compartilhe

Deixe seu Comentário