Blog DotTransporter

21/08

Confira 5 dicas para conservar a pintura do seu caminhão

Autor: DotSE Categoria: Manutenção Tags: transportes, informações, investimentos, Planejamento, ferramentas, segurança, economia, manutenção,

Para um caminhoneiro seu caminhão é sua segunda casa, por isso é necessário prezar pela boa aparência e estado de conservação da sua ferramenta de trabalho. Além de ser um conforto para o usuário, manter a preservação do veículo facilita na revenda, pois a aparência é um dos elementos mais relevantes na hora de passar um veículo adiante.

É importante ressaltar que não é  apenas colisões que estragam a lataria de um caminhão. Mudanças climáticas e outros fatores (como a ação de pássaros e de insetos) também podem prejudicar o exterior das máquinas. Para ajudar você listamos abaixo  cinco dicas para preservar a tintura do seu caminhão.  Confira!

1. Não estacione embaixo de árvores

O local onde o veículo é estacionado pode danificar a conservação da tintura. Portanto, evite parar embaixo (ou próximo) de árvores, pois as folhas liberam substâncias que prejudicam a lataria. Além disso, é importante lembrar que a exposição ao sol, aliada à resina presente nas folhagens, acelera a deterioração da pintura.


2. Remova as impurezas do ambiente externo 

Se você (ou sua equipe) costuma fazer viagens noturnas, provavelmente já foi vítima de insetos. Eles se aglutinam em vários componentes do veículo — faróis, grades, para-brisas e lataria — e soltam fluidos que podem degradar a tinta de modo irreversível, quando não são removidos em até 48 horas. Por isso fique atento  e se isso acontecer remova os resíduos imediatamente. 


3. Não adie consertos

Batidas, riscos e pequenos amassados podem ocorrer. Independentemente disso, não adie a reparação desses danos, pois isso pode gerar problemas maiores que os da colisão em si. Realize pequenas correções, como chapeação, martelinho de ouro e outros serviços de reparo simples.


4. Fique atento ao abastecer

Grande parte dos combustíveis contém resquícios que podem afetar o verniz e, por consequência, a pintura. Logo, ao abastecer, verifique se o frentista não despejou combustível na região do bocal. Caso isso ocorra, tenha em mãos um pano limpo e água e faça a limpeza imediatamente. Assim, nenhuma mancha surgirá, e a tintura permanecerá intacta.


5. Lave o veículo regularmente

A lataria dos caminhões fica sempre em contato com areia, barro, poeira e ações da chuva e do sol. Para que ela não seja danificada, siga algumas dicas:

Remova as partículas externas diariamente com um pano seco;

Lave os veículos a cada 7 ou 15 dias com água e detergente específico.

Além disso, é essencial que seus motoristas tenham uma atenção extra durante a higienização, realizando-a sempre de cima para baixo. Os resíduos sólidos causam arranhões, mas esse movimento evita que eles escapem da parte inferior do veículo para o capô, o teto e as portas.


E então, aprendeu como conservar a pintura do caminhão? Para isso, basta colocar essas dicas em prática e sempre pensar no futuro da sua frota. Afinal, se você deseja trocar de veículos quando surgir a necessidade, as medidas preventivas mencionadas são fundamentais para aumentar o seu poder de negociação.


Fonte: Scania


Compartilhe

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado na categoria Manutenção