Blog DotTransporter

27/09

Compras e estoque: entenda a relação entre as duas áreas

Autor: DotSE Categoria: Gestão Tags: tecnologias, custos x lucros, negócios, sucesso, estratégias, resultados, Planejamento, transportes, informações, gestão, dottransporter, dotse, tecnologia,

A maioria das empresas precisam realizar compras, seja de material de expediente, ou dos produtos para revenda, por isso é necessário planejar e detalhar esse processo, pois realizar a aquisição de produtos com precisão e ter um bom relacionamento com os fornecedores são fatores que influenciam diretamente as vendas. Listamos abaixo maneiras de otimizar a gestão de compras e estoque. Acompanhe! :)


Conexão entre setores

Mesmo sendo processos interdependentes, os setores de compras e de estoque devem ter uma conectividade, com uma comunicação clara e trocas de informações confiáveis e de preferência, em tempo real. Mas, manter todo o processo ocorrendo de forma harmoniosa é um desafio. 

O setor de compras ajuda a empresa a ter uma relação de custo benefício lucrativa para o negócio. O importante é adquirir materiais de qualidade a preços mais baixos, e muitas das vezes isso somente é possível comprando em grandes quantidades. Aqui que entra a gestão de estoque e é por isso a importância dos dois setores terem uma boa conexão. É com uma boa gestão das compras e do estoque que a empresa terá lucros significativos. 

Abaixo listamos alguma dicas de como gerenciar compras e estoque de forma integrada e alcançando objetivos. 


Entradas e saídas devem ser corretamente registradas

Ter o controle total de tudo que entra e sai da empresa é o que fará com que você tenha uma gestão realmente eficiente. 


Tenha um padrão de descrições para os produtos 

Para obter um total controle sobre compras e estoque é necessário padronizar as descrições dos produtos ou até mesmo criar uma lista de códigos para identificar cada mercadoria. 


Tenha uma programação de compras

Faça um calendário de compras, seguindo a demanda identificada pelo histórico de cada item. Dessa maneira é possível manter estoques em quantidade pequenas, diminuindo custos. 


Conheça os fornecedores

Ter vários fornecedores, saber bem todas as facilidades e produtos que oferecem e ter um relacionamento de confiança, são pontos importantes para evitar contratempos e problemas em relação aos fornecedores. E lembre-se na hora escolher os fornecedores, não analise somente os preços e sim a reputação no mercado da empresa. 





Para facilitar a sua gestão é importante ter um software que lhe auxilie nas compras e do estoque da sua empresa. Um sistema que integre as duas áreas a faça com que se comuniquem de forma clara e objetiva é um passo necessário para uma gestão eficiente, com resultados reais. Gostou das ficas? Deixe abaixo o seu comentário. ;)






Compartilhe

Deixe seu Comentário