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06/12

Competitividade logística: como se destacar entre os concorrentes?

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: tecnologias, negócios, sistemas, investimentos, sucesso, estratégias, resultados, mercado, concorrência, Softwares estratégia, Planejamento, informações, gestão, dottransporter, logística, solução, logistica4.0, tecnologia, Logistica,

Com o aumento da tecnologia e globalização, os clientes estão cada vez mais informados e exigentes e assim forçando as empresas a aumentarem sua qualidade, garantindo a confiança e fidelização.


Para vencer nesse cenário, as empresas estão adotando cada vez mais a logística como obtenção de vantagens competitivas, com isso, a logística deixa de ser apenas a movimentação interna ou externa dos materiais produzidos ligando a fábrica aos armazéns e posteriormente às lojas, no uso da Supply Chain Management a logística passa a ser a entrega dos produtos no tempo certo, na quantidade certa, no lugar certo e da maneira correta, e aí sim temos então a redução de custos.


Com o sistema Supply Chain Management podem então se adequar a filosofia Just in Time, onde as empresas podem comprar mais vezes e em quantidades menores, permitindo que os mesmos trabalhem com estoques reduzidos, diminuindo seus custos de transporte e armazenamento, visando eliminar desperdícios e aumentar o seu padrão de qualidade.


Desta forma, é possível obter tempo para a capacitação de seus funcionários, que devem estar integrados ao novo sistema e com isso agregam valores à marca, podendo aumentar a oferta de maior variedade de produtos, melhores serviços e maior facilidade de fazer negócios.


A logística então pode ser o caminho para a diferenciação da empresa aos olhos de seus clientes, que podem estar dispostos a pagar valores mais altos por melhores serviços, isso se dá principalmente quando é aplicada a logística orientada ao cliente, que é aquela onde o foco principal é saber as necessidades e desejos do cliente, e se adequar de maneira com que as necessidades do cliente sejam supridas, pois com a redução dos custos e agregação de valores, refletirá em um aumento na lucratividade, fazendo com que a empresa se coloque em posição superior aos de seus concorrentes.


Porém a logística sozinha não pode ser considerada a salvação de um negócio, se o mesmo estiver mal organizado e gerenciado. Para que essa aplicação funcione é necessário que a empresa insira a logística em um planejamento de negócios, e alinhada com esforços e boa vontade, para que se atinja o sucesso em seu segmento.


A logística pode colocar a empresa à frente de seus concorrentes de duas formas:

1. Proporcionando vantagem de valor, através da oferta de serviços tais como entregas mais rápidas ou agendadas, montagem de produtos, etc..., gerando valor ao cliente.

2. Proporcionando vantagem de custo, firmando parcerias com fornecedores e clientes empresariais, tornando atividades e processos mais eficientes, realizando compensações para a redução do custo logístico total, etc..., colocando no mercado produtos com preço menor que os da concorrência.


Uma empresa pode ter vantagem de valor,por exemplo,ao oferecer ao pequeno varejista um serviço diferenciado, como pronta-entrega de uma grande variedade de mercadorias que podem ser compradas em quantidades pequenas e com financiamento assegurado pela própria empresa, que também pode incluir assistência técnica.


Uma estratégia possível de ser utilizada pela empresa para obter vantagem de valor, é a seguinte:


• Todos os produtos colocados em um único centro de distribuição para mantê-los disponíveis e reduzir custos de transporte e prazos de entrega;

• Veículos próprios para controlar e assegurar a qualidade do serviço;

• Uso de transit-points, que são galpões utilizados apenas para passar um grande volume de cargas que lá chega para veículos menores que realizam a entrega para o cliente final, tornando o transporte mais barato e reduzindo o tempo de entrega;

• Telemarketing passivo e consultas on-line ao site da empresa para diminuir o tempo do ciclo do pedido;

• Telemarketing ativo para aumentar as vendas e, consequentemente, aumentar em menos tempo o volume de cargas nos veículos que chegam e saem dos transit–points, otimizando o uso da frota;

• Tecnologia da informação para dar maior desempenho na colocação dos pedidos, na operação e gestão da armazenagem e no transporte, através de roteirização e rastreamento do veículo;


Já uma empresa pode ter vantagem de custo colocando à disposição de seus consumidores uma grande variedade de produtos com preços menores que os da concorrência.


Para obter vantagem de custo, ela pode:


• Posicionar várias lojas em locais relativamente próximos, uns dos outros, e com intensa movimentação de pessoas, para economizar através de compras em grande quantidade, reduzindo seus custos em propaganda e no reabastecimento;

• Possuir centro de distribuição e veículos próprios para receber os produtos dos fornecedores e encaminhá-los para o reabastecimento das lojas, o que possibilita a reposição diária dos estoques com menos gastos;

• Manter preços baixos diariamente para economizar em campanhas de promoções e tornar a demanda mais fácil de prever;

• Firmar contratos de grandes quantidades e de longos períodos com os fornecedores mais importantes e compartilhar informações, para diminuir os custos com a logística;

• Utilizar constantemente tecnologia da informação para conectar lojas e fornecedores e determinar a quantidade necessária no estoque para atender as vendas;


Pelo fato de o mercado estar cada vez mais exigente e repleto de incertezas, existe a necessidade de adaptação por parte das empresas. A implementação do conceito de Cadeia de Suprimentos pode trazer benefícios tanto para empresa quanto para seus parceiros de negócio,no que se refere ao alcance de vantagem competitiva.


Tão importante quanto uma estratégia logística é a identificação dos custos e do desempenho das operações e do departamento de modo geral. Dentro desse aspecto podemos citar, uma ferramenta importante o Balanced Scorecard (BSC).


O BSC é um medidor de desempenho que determina metas e indicadores que cada departamento da empresa ou cada membro da cadeia de suprimentos deve atingir para cumprir a estratégia de negócios traçada, favorecendo a resolução da causa dos problemas e o constante aperfeiçoamento das atividades e dos processos logísticos.


A logística pode dar vantagem competitiva reduzindo custos e gerando valor para o cliente final através da oferta de serviços diferenciados, utilizando o conceito de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação e ferramentas de gestão o Balanced Scorecard, para que haja um constante aperfeiçoamento do desempenho de cada membro e de toda a cadeia de suprimentos.


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Fontes: *administratores



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