Blog DotTransporter

18/07

Como usar uma rede Wi-Fi pública com segurança?

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags:

Já virou rotina chegar em algum lugar e já ligar a Wi-Fi, afinal, quem não quer economizar a franquia de dados móveis? Pensando nisso, muitos estabelecimentos comerciais oferecem acesso gratuito à internet, bem como pontos turísticos e locais públicos. Que é cômodo todo mundo sabe, mas não é nada seguro usar uma rede desconhecida. Confira agora algumas dicas para navegar com segurança: 

Desconfie de redes completamente abertas

Uma rede livre não significa uma rede amigável. Tente descobrir quem está promovendo o acesso a internet. Confie, desconfiando. 

Evite realizar operações financeiras usando uma rede Wi-Fi pública

Os aplicativos de bancos oferecem ferramentas de segurança básicas, mas isso não significa que seus dados estejam totalmente fora de risco. Caso necessário, use seus dados móveis. Pode custar mais caro, mas vai aliviar dores de cabeça futuras.

Verifique a URL dos sites visitados

Golpistas podem criar réplicas de páginas conhecidas para simular a autenticação do controle de acesso e capturar dos dados de login do internauta. A prática é conhecida como phising, e consiste em roubar dados pessoais. Prefira usar sites com o HTTPS ativo.  

Desabilite o compartilhamento de arquivos

Quando estiver usando um notebook, é recomendável desabilitar o compartilhamento de arquivos na rede. Quando essa porta de acesso está aberta, arquivos pessoais podem ser acessados sem autorização por terceiros. Todo cuidado é pouco!

Os dados e informações são o capital mais importante de uma empresa. Nós da DotSE priorizamos a segurança das mesmas, buscando sempre capacitar todos os usuários de nossos sistemas, para tentar ao máximo prevenir possíveis e potenciais falhas.

Quer manter suas informações seguras e melhorar a segurança de seu sistema? Entre em contato conosco para saber mais!


*Referências G1.com 


Compartilhe

Deixe seu Comentário