Blog DotTransporter

09/05

Como fazer uma gestão de frota eficiente

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: informações, gestão, tecnologia,

    O mercado como um todo vem se remodelando e se reinventando, devido a diversos fatores. Crises econômicas mundiais, advento de tecnologia, comportamento dos consumidores, tendências de mercado, desenvolvimento dos mercados específicos e até mesmo legislações, etc. Desta maneira, observa-se que o mercado de transportes também vem sofrendo algumas mudanças consideráveis em seus aspectos ao longo do tempo.

    Atualmente muito têm se falado sobre essas mudanças, e levantam-se alguns aspectos como por exemplo: Sustentabilidade, tecnologia, softwares, tamanho dos caminhões, etc. A sustentabilidade tem entrado como uma necessidade de se reduzir os danos a natureza causados pela indústria do transporte. Seja pela utilização de combustíveis que acabam consequentemente danificando a atmosfera pela emissão de gases nocivos, quando também, pela utilização de diversas matérias primas na própria fabricação e manutenção do veículo, que acabam sendo também nocivos ao meio ambiente. Desta maneira, esta preocupação além de colaborar com atitudes sustentáveis melhoras a imagem das empresas no mercado. A utilização da tecnologia vem como uma ferramenta para auxiliar neste processo, tanto quanto, em tornar os veículos inteligentes, conectando-os a um sistema que permite a troca de informações em tempo real sobre o transporte, motorista, carga e logística a ser percorrida.

    Muito se vem discutindo também sobre o tamanho dos caminhões, e em como eles podem ser adaptados as reais necessidades. Essa alteração do tamanho dos veículos, influência nos gastos e também na eficiência das entregas que a frota estará fazendo. Utilizar um tamanho de caminhão ideal pode otimizar o tempo de transporte, ao contrário, utilizar um veiculo desproporcional pode atrasar e encarecer deslocamento de uma carga, encarecendo assim o trabalho da empresa e do próprio consumidor final.

    Para gerir a sua frota de maneira inteligente e otimizada, o gestor deve estar de olho nas mudanças e tendências do mercado de transportes. A seguir, traremos algumas dicas de como fazer uma gestão de frota eficiente, levando em consideração as mudanças do mercado e em como elas podem ser favoráveis para a gestão.

Use devidamente a sua frota

    Deve existir um treinamento para os funcionários ficarem informados sobre a política da empresa em relação ao uso dos veículos. A programação das rotas, utilização propriamente dita dos equipamentos, manutenção da frota, boas práticas, segurança e atitudes preventivas, são algumas das ações que podem evitar despesas futuras, e padronizam o serviço disponibilizado pela empresa.

Entenda como funciona a produtividade da frota

    O comportamento da equipe de colaboradores pode influenciar na produtividade e eficiência das entregas. Desta maneira, quando por exemplo, um dos entregadores permanece mais tempo nas paradas necessárias, ele põe em risco toda a estratégia da logística de entrega. Neste caso, por exemplo, um rastreamento em tempo real é uma ferramenta que pode auxiliar no processo da entrega.

Otimize as rotas

    Busque entender como funciona a produtividade da sua equipe. Quais rotas oferecem mais lucratividade e, portanto, são mais eficientes de se fazer, e quais são as menos interessantes. Consequentemente, planejar e mapear as rotas otimizando a favor da empresa.

Melhor o uso dos veículos

    Por exemplo: Se o veículo necessita abastecer várias vezes porque a eficiência de consumo de combustível do motor é baixa, significa que os custos estão altos sem que necessariamente a eficiência da entrega esteja adequada aos gastos. Ou seja, deve-se estar atento a forma como os veículos são utilizados, e também, os resultados que eles trazem.

Capacite seus motoristas

    Treinar a equipe de colaboradores também é essencial para que os veículos sejam utilizados plenamente em suas funções. Abastecimento com combustíveis de qualidade, calibragem de pneus, limites de velocidade e outras regras de segurança, descanso nos devidos horários, são algumas das questões que podem ser abordadas com a equipe.

Utilize a tecnologia a seu favor

    O advento da tecnologia tornou a gestão muito mais fácil. Através de um sistema de gestão é possível calcular automaticamente custos, tempo, consumo, entre inúmeros outros fatores. Um software de gestão de frotas auxilia o gestor a otimizar o seu tempo e a tomar as melhores decisões para a empresa.

    Utilizar as informações a seu favor, pode ser um diferencial perante a sua concorrência, visto que, estamos em um mercado supercompetitivo numa das maiores industrias de transportes terrestres do planeta. Ou seja, utilizar um sistema que forneça dados e análises, pode tornar o seu negócio ágil, saindo na frente quando se trata de automatizado, integrado e altamente competitivo.

    

    Quer conhecer um pouco mais dos nossos projetos? Entre em contato, e um dos nossos atendentes irá até a sua empresa.



Compartilhe

Deixe seu Comentário