Blog DotTransporter

19/03

Como aumentar a vida útil dos pneus

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: pneus, economia, dottransporter,

Os pneus são as únicas peças do veículo que têm contato direto com o pavimento. Eles absorvem choques e irregularidades do asfalto e são importantes para a boa dirigibilidade.

Quer saber como fazer os pneus durarem mais? 

Nós preparamos dicas para você, mas é válido ressaltar que as manutenções devem ser feitas periodicamente. 


Manutenção geral do veículo 

A manutenção geral do seu veículo é importante para também prolongar a vida útil dos pneus. Por exemplo, quando o sistema de suspensão está fora do parâmetro ideal, o pneu tem um desgaste excessivo. 


Calibragem 

Consulte o manual do seu veículo para saber qual a calibragem ideal dos pneus. Além disso, avalie a calibragem diariamente. Isso porque, dependendo da carga acondicionada no caminhão, o pneu pode perder pressão precocemente. Isso tudo também ajuda a evitar o consumo excessivo de diesel, que ocorre quando o pneu começa a ficar vazio. 


Não exceder a carga 

O excesso de peso é um vilão para os pneus do caminhão. Todos os cuidados devem ser tomados, principalmente porque pode sobrecarregar os eixos. 


Rodízios

O rodízio deve ser feito em períodos regulares, conforme orientação do fabricante. Importante para que haja desgaste regular de todos eles e, consequentemente, para garantir mais segurança. O balanceamento e a geometria também devem ser feitos com regularidade.


Boas práticas na direção

A forma como os veículos são conduzidos também influencia nos pneus, o cuidado em desviar de buracos e estar sempre atento aos pequenos detalhes do veículo são de extrema importância. 


Quer um controle maior sobre os pneus da sua frota? Precisa de ajuda para controlar as manutenções? Entre em contato conosco para saber mais sobre o módulo Gestão de Pneus, e como podemos ajudar sua empresa a potencializar o gerenciamento da frota.


Compartilhe

Deixe seu Comentário