Blog DotTransporter

27/06

Cinco novas tecnologias presentes na Copa do Mundo

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: Copa do Mundo, tecnologia,

Se tem uma coisa que nós da Dotse amamos, é tecnologia. Em segundo lugar vem o futebol, essa paixão brasileira que em época de Copa aflora ainda mais. Por este motivo acreditamos que quando ambos caminham juntos, futebol e tecnologia, os resultados são ainda mais proveitosos. Um exemplo disso são as novas tecnologias presentes na Copa do Mundo da Rússia. Nesta edição, os telespectadores podem aproveitar um verdadeiro show de imagens dentro e fora do campo. Seja pela transmissão, agora em 4K, ao assistente de vídeo, o temido VAR. 

Para deixar o maior evento esportivo do planeta um espetáculo high-tech, a FIFA investiu bastante em tecnologia. As novas ferramentas prometem melhorar o desempenho dos atletas e colocar o torcedor ainda mais próximo das jogadas. Confira agora algumas tecnologias que estarão presentes na Copa da Rússia:

Tecnologia Goal-Line

Ainda na Copa do Mundo de 2014, foi estreado o Goal-Line. Durante um jogo foi possível validar um gol baseado na tecnologia que permite apurar com precisão se a bola cruzou inteiramente a linha do gol ou não. Para esta edição, o recurso foi aperfeiçoado. Cerca de 14 câmeras estão disponíveis em cada uma das balizas para obter informações e, em apenas um segundo, elas são capazes de enviar um sinal para o árbitro. 

VAR: Video Assistant Referee

O temido árbitro de vídeo, o Vídeo Assistant Referee (VAR) está sendo usado pela primeira vez em uma Copa do Mundo. O recurso tecnológico de vídeo vem sido testado há dois anos em vários campeonatos, como o Italiano e o Português e, em ambos, os resultados foram positivos. A tecnologia VAR é utilizada em jogadas polêmicas, como pênaltis duvidosos ou gols em posição irregular. Porém, a decisão final continua sendo a do árbitro. 

Telstar 18

A bola que está sendo utilizada na Copa do Mundo de 2018 é considerada a mais tecnológica já criada até hoje. Desenvolvido pela Adidas, o modelo conta com um chip NFC incluso ? o que permite obter informações sobre ela a partir de um smartphone ou tablet. Os dados coletados inicialmente servirão para testes, mas no futuro poderão determinar a média da velocidade ou a altura da bola durante o jogo.

Astro Mesh Dri-Fit

Nesta Copa do Mundo as camisas estão mais leves. Três seleções contam com novos uniformes criados pela Nike: Arábia Saudita, Austrália e Coreia do Sul, que contam com um tecido especial, o Astro Mesh Dri-Fit. Ele é 64% mais leve e o tecido é 65% mais respirável.

Transmissão em 4K

Em 2014, alguns jogos da Copa foram transmitidos em 4K. Já em 2018, todos os jogos serão ransmitidos em UHD.  Algumas emissoras têm direito ainda ao acesso a imagens de câmeras especiais localizadas em pontos estratégicos, além de câmeras táticas operadas por drones. Com isso os espectadores terão acesso a um verdadeiro show de tecnologia e imagens.

A criação de novas tecnologias é muito importante para a sociedade, e nós acreditamos que podemos evoluir cada vez mais. A Dotse nasceu com o objetivo de realizar o desenvolvimento de sistemas personalizados para solucionar diversos tipos de problemas encontrados nas empresas. Assim como as tecnologias encontradas na Copa 2018, em nossos softwares visamos otimizar processos e tempo, garantindo a diminuição de falhas humanas.

Navegue pelo site e descubra como podemos ajudar você!


*Referências Meu Positivo.



Compartilhe

Deixe seu Comentário