https://soundcloud.com/user-698790016-893996165/teste

Blog DotTransporter

13/02

Averbação de Cargas - responsabilidade e segurança no transporte

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: tecnologias, transportes, dottransporter, tecnologia,

Riscos no dia a dia dos transportadores são imprescindíveis. Um deles, por exemplo, é o roubo de cargas. Para minimizar estes riscos, evitar prejuízos e custos, é crucial realizar a averbação para o transporte de cargas. Quer saber mais sobre como garantir a cobertura das cargas? Acompanhe nosso artigo! 😃 


O que é averbação de cargas?

A averbação de cargas é um procedimento obrigatório no transporte, em que se envia informações sobre os detalhes do frete e da mercadoria transportada para a companhia seguradora. A realização dele é feita de forma online e serve para que a carga tenha cobertura contratada na apólice do seguro caso ocorra um sinistro (evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material). Valor da carga; CTe e chaves de acesso; informações sobre veículo e motorista; e número da apólice de seguro são dados necessários a se informar para fazer a averbação de cargas. 


Como deve ser feita a averbação?

Segundo matéria da Insert Seguros, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão do governo que regula o setor do seguro, “decidiu em uma nova resolução que todos os embarques devem ser averbados antes da saída do veículo através do conhecimento Eletrônico (CT-e) em rigorosa sequência numérica. Caso haja emissão do MDF-e, esse documento também precisa ser averbado mantendo a rigorosa sequência numérica”.


O que ocorre se a averbação dos embarques não for realizada? 

Se for deixado “pulo” na sequência numérica, independente dos valores, a seguradora tem o direito de isentar-se de qualquer  indenização caso ocorra um sinistro ou roubo. 


Que seguro é necessário ter para averbar a carga? 

A solicitação do reembolso à seguradora em caso de prejuízo é feita através da Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), seguro obrigatório do transportador. Lembrando que o reembolsado é feito de acordo com o valor limite da garantia fixada na apólice.

Lembre-se! Não transporte cargas sem informar à seguradora todos os conhecimentos. Assim, você protege as partes envolvidas no processo e cumpre a legislação. Um transporte de qualidade também precisa ser um transporte consciente! Este artigo foi útil para você? Ainda tem alguma dúvida? Conte-nos abaixo, no espaço para comentários. 😊


Compartilhe

Deixe seu Comentário