Blog DotTransporter

11/06

A importância da manutenção preventiva

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: manutenção, dottransporter,

É muito comum no Brasil caminhões e veículos de grande porte passarem muito tempo na estrada, percorrendo grandes quilometragens. O motivo? As dimensões do país. Para diminuir os gastos com o veículo e ter a garantia de uma viagem tranquila, é necessária uma manutenção preventiva. Gastar com uma revisão é, na verdade, investir. 

A manutenção é importante para que o caminhão não pare no meio de uma viagem, ou seja, que ele seja parado em uma fiscalização por não estar regularizado. O risco de acidentes também diminui, afinal, os itens de segurança do caminhão estarão funcionando perfeitamente. 

Para ajudar você nessa hora, confira alguns pontos importantes que devem ser verificados no caminhão durante uma revisão: 

- Filtros

Os filtros de óleo, combustível e ar do motor, devem ser trocados conforme as recomendações dos fabricantes, sempre por produtos originais. Quando estiver muito sujo, com aparência escura o filtro também precisa ser trocado. Por conta de seu uso intenso, a tendência é que seu tempo de vida útil diminua.

- Óleo do motor

Antes de tudo, é importante conferir o nível do óleo do motor pela vareta. Depois, é necessário verificar se o óleo apresenta borras ou detritos metálicos, que podem significar problemas no motor.

- Freios

No sistema de frenagem, é importante fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar. Também é preciso verificar se as lonas ? ou pastilhas, se for o caso ? não estão gastas. Não se pode esquecer de conferir o estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio. E se o veículo contar com sistema ABS, é preciso confirmar se seu funcionamento está ajustado.

- Suspensão

Quando falamos sobre suspensão, é necessário checar o estado das molas, dos batentes, bandejas, barra estabilizadora, e todo o sistema, para saber se não há defeitos. Também é importante verificar a lubrificação dos pinos de suporte e centrais.

Mangueiras e válvulas também precisam de manutenção periódica!

- Pneus

Jamais deve-se rodar com pneus muito gastos ou que estejam apresentando falhas. É necessária uma verificação visual para conferir a integridade das laterais e profundidade das ranhuras da banda de rodagem. Os estepes não podem ficar de lado e precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.

Não se esqueça! É muito importante que o veículo esteja sempre em dia para evitar quebras, acidentes ou multas e apreensões em fiscalizações. Se ainda restaram dúvidas, nós podemos ajudar. 

Com o módulo de Gestão de Manutenção do DotTransporter, você pode ter o controle das manutenções corretivas, preventivas e preditivas de cada um dos seus veículos, além de agendar revisões, vistorias e outros alertas, definindo isso por data ou por por KM rodado. Além disso, ele possibilita a criação de relatórios personalizados para cada veículo, facilitando a visualização dos resultados obtidos.

Navegue pelo nosso site e descubra mais!

*Referências ChipTronic.

?


Compartilhe

Deixe seu Comentário