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17/02

A forma como sua empresa se planeja, é que fará dela grande!

Autor: DotSE Categoria: Tecnologia Tags: Planejamento, estratégias, resultados, mercado, concorrência, ferramentas, marketing,

Estratégia não é um conceito novo. Segundo Chiavenato (2003), a estratégia sempre se fez presente como um plano antecipado para que os processos ocorressem o mais bem-sucedido possível. Logo, os homens das cavernas, ao elaborarem planos para a sua caça, pesca e sobrevivência de um modo geral, por mais instintivos que fossem, já utilizavam estratégia.

Pode-se pensar sobre planejamento estratégico também, quando se analisa a respeito das diversas guerras que ocorreram na historia da humanidade. Seja confrontos entre povos, ou guerras mundiais: A estratégia sempre esteve presente como uma ferramenta para se sair bem-sucedido. Seja através do emprego da força propriamente dita, ou da utilização de ferramentas, mão de obra, táticas e manobras políticas, a ?estratégia? em si, sempre foi essencial para o sucesso.

Em sua essencialidade, a palavra ?estratégia? consta no dicionário Aurélio como: ?Arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos?. Pode-se concluir que o sentido etimológico da palavra, carrega em si o seu significado principal, que pode ser compreendido como um planejamento para se atingir algum objetivo.

O processo estratégico, seja ele qual for o seu objetivo e seu meio de atuação, é o resultado de um período cumulativo de experiências, conhecimentos, estudos e análises. Durante muito tempo, as organizações tiveram muitos objetivos a serem alcançados, os quais, com o passar do tempo sofreram alterações, acompanhadas das estratégias utilizadas para que eles efetivamente acontecessem. Quando os objetivos são alteradas, muda-se também o processo estratégico consequentemente. Segundo Chiavenato (2003), duas perguntas genéricas tornam-se básicas para entender a estratégia de uma organização: ?para onde ir??, ?e como chegar lá??, entender os questionamentos levantados por essas questões, são substanciais para a conceituação do entendimento de processos estratégicos.


Qual a importância de um planejamento estratégico?


            Os estrategistas no campo dos negócios, destacam-se principalmente pela criatividade aliada ao planejamento. Criatividade para encontrar saídas, soluções, pequenas inovações no dia-a-dia, e o planejamento, por conseguir analisar os seus concorrentes e o mercado, de forma tal que, destacam-se pelo seu posicionamento perante aos seus consumidores e o seu público-alvo. A união de planejamento e criatividade torna possível a estratégia, e um planejamento voltado para o objetivo mensurado. Esta estratégia requer uma compreensão dos complexos fatores que compõe uma organização, bem como, a estrutura de competição entre os negócios no mercado.

            No mercado competitivo de hoje, apenas os mais bem preparados conseguem se destacar e sobreviver. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e menos suscetíveis a serem fiéis a marcas e produtos, e também possuem critérios que podem aproximar ou afastar os negócios. Sendo assim, além de estar bem preparado, conhecer profundamente o seu público-alvo é fundamental para que o negócio consiga se projetar de forma eficiente ao seu público.

            Diversos autores conceituam o planejamento estratégico e criam modelos. É possível encontrar na literatura e também em produções cientificas, diversos estudos que apontam caminhos percorridos para a elaboração de um planejamento.

            Muitos pesquisadores, levantam a importância da técnica de análise SWOT para os negócios, onde, ?Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças? do negócio são estudadas, para que assim, consequentemente o negócio consiga se projetar de forma eficaz no mercado e na visão de seus consumidores.


Como fazer um planejamento estratégico?


            O planejamento estratégico está intimamente ligado ao DNA da empresa. A sua construção é voltada para médio e longo prazo, buscando atingir objetivos elencados como importantes para o negócio, que por sua vez, afetam a direção e viabilidade da empresa no mercado. O planejamento deve maximizar o máximo possível a eficácia dos resultados, e minimizar a extensão dos custos e dificuldades.

            Tendo em vista tais questionamentos, segundo Chiavenato (2003) ?O planejamento é um processo de formulação de estratégias organizacionais?, que busca em sua concepção inserir a missão da empresa no ambiente em que ela efetivamente acontece, para que, num futuro de médio a longo prazo, sistematicamente, o negócio consiga se projetar de forma eficaz no mercado.

            Vamos ao que interessa, mas e para fazer um planejamento estratégico, o que é necessário?

            Resumidamente, um planejamento é baseado em três perguntas principais: Onde Estamos?, Para onde queremos ir?, Como chegar lá?

            Levando em consideração esses questionamentos, também é necessário seguir alguns passos essenciais, no qual, todo planejamento basicamente segue:

            Analisar o cenário: entender como o mercado está se comportando. Como os concorrentes estão atuando, quais seus principais pontos fortes, fracos, atrativos. Entender quais são as suas vulnerabilidades e como elas podem ser supridas.

            Definir de objetivos: Definir qual o objetivo a ser alcançado a médio e longo prazo.

            Definir de estratégias: Nesta etapa, o importante é pensar em como chegar no seu (ou seus) objetivo (s). Pensar estrategicamente é essencial para que o seu planejamento tenha sucesso.

            Programar as ações: Não adianta de nada planejar, se nada for executado. Por isso, programar ações (quando e como) elas vão acontecer, são essenciais para que as coisas saiam do chão.



Referências:


Chiavenato, Idalberto, and Arão Sapiro. Planejamento estratégico. Elsevier Brasil, 2003.

Ferreira, AB de H. Dicionário aurélio eletrônico. Ed. Nova Fronteira, 1993.


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