Blog DotTransporter

06/11

5 principais benefícios da Logística Integrada

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: logistica4.0, Logistica,

Nas últimas décadas, as relações entre empresas e clientes sofreram grandes transformações. E essas mudanças têm acontecido de maneira cada vez mais veloz, tendo como fio condutor a busca dos consumidores não mais apenas por qualidade e bons preços, mas também por experiências gratificantes. Para atender a essas demandas, as organizações precisam reduzir custos, tornar seus processos mais  ágeis e fazer com que seus pontos de contato direto com o público sejam cada vez mais eficientes. Foi assim que surgiu a noção de Logística Integrada.

O que é Logística Integrada?

De forma resumida, podemos dizer que a logística integrada, como o próprio nome sugere, permite e estimula a união e interatividade de forma dinâmica entre os diversos setores e processos de uma empresa. Em um sentindo ainda mais amplo, ela foi desenvolvida para que os gestores pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais estratégica.

Além da gestão dos processos, a logística integrada trata da gestão do fluxo de informações que são geradas e compartilhadas ao longo da cadeia.

As 3 Principais áreas da Logística Integrada

Logística Inbound: Está relacionado com a gestão de compras correspondendo ao conjunto de operações de compra de insumos e matérias-primas, incluindo a negociação, compra, transporte, armazenamento, controle de qualidade e outros. Ou seja, toda a comunicação entre a empresa e o fornecedor. A Logística Inbound está ligada diretamente com redução de custos para manter um bom relacionamento com fornecedores, parceiros e outros envolvidos na administração de materiais.

Logística Outbound: Uma vez que os bens físicos são produzidos, eles precisam chegar até o consumidor final. A forma como isto é feito deve ser eficiente nos custos e satisfazer as expectativas dos clientes em relação aos serviços e produtos oferecidos. Este é o fim do processo e deve garantir a qualidade, agilidade, preço e satisfação do cliente.

Logística Industrial: Compreende os processos de planejamento e gestão da movimentação dos materiais e insumos usados na linha de produção. Tem como objetivo garantir o funcionamento eficiente de cada etapa do processo produtivo sem permitir gargalos ou ociosidades.

Quais são os principais benefícios da Logística Integrada?

1.     Melhoria na gestão de materiais

A gestão de estoque está sob a responsabilidade da logística. Ela é fundamental para garantir o suprimento da demanda ao mesmo tempo em que se consegue reduzir os custos operacionais. Com a logística integrada, a administração não se limita às operações de um armazém: ela começa no setor de compras (com as aquisições adequadas) e vai até o momento em que o cliente recebe o pedido. O acompanhamento de cada etapa permite que o gestor identifique as falhas e as ações necessárias para otimizar o fluxo dos produtos.

2.     Agilidade nos processos

A melhoria na comunicação - proporcionada pelo compartilhamento de informações - torna os processos mais ágeis e reduz o índice de erros. Da mesma forma, as decisões passam a ser tomadas com base em informações amplas e confiáveis, promovendo agilidade e, consequentemente, aumentando as chances de criar um diferencial competitivo.

3.     Aumento da produtividade

A correção de falhas e otimização dos processos ao longo da cadeia de suprimentos ajuda a identificar o melhor método de trabalho. Isso envolve melhorias no ambiente (como a mudança de layout) e a eliminação de etapas desnecessárias (que não agregam valor para o cliente), por exemplo. Assim, as equipes se tornam mais produtivas e eficientes.

4.    Redução de custos

Com todos os benefícios citados, é seguro afirmar que a redução de custos também é um dos benefícios da logística integrada. Ele pode ser alcançado por meio do aumento da produtividade, diminuição de erros e necessidade de retrabalhos, redução de desperdícios, entre outras mudanças positivas.

5.     Criação de vantagem competitiva

O aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos ao cliente, aliado à rapidez e precisão na tomada de decisão, são pontos fundamentais na criação de vantagem competitiva por permitirem que a empresa se destaque dos seus concorrentes. A logística integrada pode ser vista como uma evolução da logística tradicional, onde se busca controlar cada etapa do ciclo de vida de um pedido. Isso inclui acompanhar os processos do fornecedor e das transportadoras, administrando as atividades de ponta a ponta em uma cadeia de suprimentos.

A logística Integrada está cada vez mais presente nas empresas, se tornando essencial para o mercado competitivo. Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, não hesite em promover esta integração em sua empresa. Precisando de ajuda? Conte conosco, clique AQUI para receber material adicional.

 

Fontes: *bloglogistica * meusucesso



Compartilhe

Deixe seu Comentário