Blog DotTransporter

20/02

10 Dicas para prolongar a vida útil dos pneus

Autor: DotSE Categoria: Transporte Tags: resultados, ferramentas, pneus, Planejamento, transportes, informações, setor de transporte, manutenção, gestão, logística, transporte, tecnologia,

Os gastos com pneus de uma frota estão entre os mais elevados — representando, segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro),  cerca de 18,68% do custo operacional e ficando atrás apenas do custo com combustível de manutenção no veículo. Por isso, é importante que o gestor esteja atento a esses gastos e busque ações que contribuam para aumentar a vida útil do pneu.


Negligenciar a gestão de pneus dos veículos da frota pode trazer desde prejuízos e ociosidade de veículos até a ocorrência de acidentes e consequências negativas no âmbito legal e financeiro para a sua empresa.


Por isso, separamos 10 dicas para melhorar a gestão dos pneus da sua frota:


1- Controle de rotas

Fazer o controle de rotas significa planejar os melhores trajetos e horários do dia para que seus veículos gastem menos tempo e rodem menores distâncias para cumprir as suas atividades.


Trajetos mais curtos e menos tempo em trânsito = menor consumo de pneus, o que leva, consequentemente, a menores custos operacionais da frota.


2- Alinhamento e rodízio

Normalmente é recomendado a realização do alinhamento, balanceamento e  rodízio a cada 10 mil km. Isso é importante para minimizar o desgaste irregular e aumentar a vida útil dos pneus do caminhão.


Mas, cada frota tem a sua política específica quando se fala da troca periódica de pneus.

Não importa a política de substituição de pneus da sua frota; se a quilometragem definida não for acompanhada de perto, de nada adianta.


É necessário o registro periódico do odômetro de cada veículo da sua frota para que as trocas possam ser planejadas com antecedência, garantindo a segurança de condutores e demais colaboradores envolvidos com estes veículos.


*Via giphy


3- Hodômetro

Assim como as rotas, o controle da quilometragem dos veículos pode ser feito de várias maneiras, usando métodos tradicionais como cadernos e planilhas de Excel ou o Dottransporter, um sistema avançado de gestão e controle de frotas.


4- Fique atento a validade dos pneus

Poucos sabem, mas os pneus também possuem data de validade, que normalmente é de 5 anos. Seu controle deve contemplar um campo para acompanhamento da validade desses pneus, sob o risco ter de veículos rodando com equipamentos fora das especificações do fabricante.


5- Calibrar os pneus

A calibragem incorreta pode diminuir a vida útil dos pneus, aumentando o contato com o asfalto ou causando deformidades. Além disso, a calibragem inadequada pode provocar o aumento dos custos com combustível.


O alinhamento e o balanceamento incorretos também influenciam diretamente na duração dos pneus e no consumo de combustível — o que pode elevar ainda mais o valor dos gastos gerais com a frota.


Portanto, é necessário manter os pneus sempre calibrados de acordo com as especificações de cada fabricante.


*Via giphy


6- Derivados de petróleo e solventes

É possível que o pneu resseque em razão do desgaste natural. Ou seja, se ele já estiver no prazo de ser trocado, dificilmente você conseguirá evitar esse problema. Mas, o uso de produtos inadequados durante a lavagem e até mesmo estacionar sobre manchas de óleos e combustíveis podem causar o ressecamento prematuro dos pneus.


A maior orientação é mantê-los longe dos derivados de petróleo e solventes. Esses produtos afetam a borracha e geram o ressecamento prematuro.


Lembrando que um pneu ressecado é um risco a sua segurança, pois o caminhão perde aderência e se torna mais frágil e vulnerável a pancadas. Isso quer dizer que é bom ficar atento e realizar as troca nesses casos.


7- Direção defensiva

Um modo de direção com arrancadas, frenagens e manobras suaves pode garantir maior vida útil dos pneus. Além disso, é importante evitar choques e contatos contra obstáculos ou guias, principalmente quando os pneus estiverem quentes, pois isso pode danificar o pneu e, em casos mais extremos, inutilizá-lo.


8- Respeito aos limites de peso

A utilização de pneus com excesso de carga ou baixa pressão de ar, faz com que a sua estrutura trabalhe sobrecarregada, ocasionando danos irreparáveis e, consequentemente, diminuindo a sua vida útil.


*Via giphy


9- Treine seu pessoal

A gestão de pneus da frota também está ligada a fatores internos — não somente à manutenção e cuidados corretos com o veículo. Explique para os motoristas a importância desses cuidados — orientar a respeito de questões como calibragem, frenagem e até mesmo sobre as condições das vias é uma forma de conscientizar os motoristas sobre como os custos podem ser controlados.


10- Faça um controle rigoroso

Controlar os custos mensais que sua empresa possui com a gestão de pneus de forma minuciosa e abrangente. Muitos gestores fazem uma análise macro — considerando apenas os custos de abastecimento e de manutenção, que incluem a troca de pneus.


Se o controle é minucioso, é possível entender e fazer uma gestão mais eficiente, tornando decisões mais assertivas. Faça controle de marca, tipo, períodos e custos de compras, por veículo e por motorista da frota.


Uma boa gestão de pneus da frota ajuda a compreender melhor a origem dos maiores gastos e procurar alternativas que contribuam para reduzi-los. Além disso, ela está diretamente ligada à segurança nas estradas — veículos que circulam com pneus que já deveriam ter sido trocados, aumentam consideravelmente o risco de acidentes.


Alcançar um processo de controle eficaz pode ser difícil e muitas vezes demorado, por isso nossa maior dica é o módulo controle de Pneus do DotTransporter, este módulo garante uma gestão completa da vida do pneu, possibilitando o acompanhamento por tipo de desgaste e os custos por km rodado. Ainda dispõe de análise e previsão de vida útil, demonstrativos de consumo por veículo e relatórios personalizados dos veículos e pneus.


Um bom sistema de gestão te ajuda a otimizar seu tempo e potencializar sua empresa.

Dúvidas? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!



Fontes:

*brasilcaminhoneiro

*blogdocaminhoneiro

*blogwlmscania



Compartilhe

Deixe seu Comentário